AMRIGS participa do lançamento de comitê para reduzir transmissão de HIV e sífilis

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS participa do lançamento de comitê para reduzir transmissão de HIV e sífilis

Capital ampliou aplicação do teste rápido para HIV de forma pioneira no país

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre lança, nesta quinta-feira, 8, às 8h30, Comitê de Transmissão Vertical do HIV e Sífilis, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Veppo, 77). Trata-se de mais um passo para redução da incidência de sífilis congênita e da transmissão vertical pelo vírus HIV, que é passado da mãe para o filho durante o período da gestação (intrauterino), no parto ou pelo aleitamento materno. O comitê tem como objetivo acompanhar e monitorar os casos de TV HIV e sífilis congênita, buscando diretrizes para a implantação de políticas de enfrentamento que assegurem a epidemia zero.

Porto Alegre possui altas taxas da transmissão vertical do HIV, sendo a capital de maior incidência de Aids do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (2011). Conforme levantamento da Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre, o ano de 2010 atingiu uma taxa transmissão vertical de 5,2% e uma taxa de exposição do HIV em gestantes de 2%. Em 2012, a incidência de sífilis congênita na Capital foi de 15,42 casos para cada 1 mil nascidos vivos. Diante destes cenários epidemiológicos, o município iniciou a implantação, a partir de 2011, do teste rápido para o HIV, hoje disponível em todas as unidades de atenção básica de saúde, além de urgências e emergências, para todas as gestantes e, em alguns serviços, já ampliada para todas as pessoas, além de outras ações em todos os níveis de assistência. A aplicação do teste rápido no âmbito da atenção primária em saúde é pioneira no país.

A sífilis congênita, transmitida da mãe para o bebê, é uma doença de fácil prevenção, e o acesso precoce à testagem é essencial ao tratamento, não só para o recém-nascido, mas também para a gestante durante o pré-natal. O ideal é que todas as mulheres grávidas façam esse exame durante as consultas do pré-natal e ao longo da gravidez. A estratégia possibilita que a gestante saia da consulta de pré-natal já com o resultado do teste e, com seu tratamento iniciado, caso necessário.

Já o tratamento da TV do HIV tem ações especificas do SUS em Porto Alegre, como a cobertura e acompanhamento de pré-natal com a realização de exames, distribuição de antirretrovirais, a busca ativa de gestantes faltosas às consultas. Também é realizado o acompanhamento dos bebês expostos em serviço especializado, o controle da distribuição dos kits para a realização de teste rápido do HIV e do uso de AZT injetável em todas as maternidades e unidades de saúde, além da disponibilização da fórmula láctea infantil.

O Comitê de Transmissão Vertical do HIV e Sífilis é intersetorial e contará com a participação de várias instituições, entre elas o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Sindicado Médico do Rio Grande do Sul e Associação Médica do Rio Grande do Sul, que também estão envolvidas no  lançamento de uma campanha que visa reduzir a transmissão vertical. O tema também está sendo encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado com o objetivo de assegurar uma audiência pública na Comissão de Saúde.

Amanhã, dia 8 de agosto, a partir das 8h30min, estará sendo lançando o Comitê Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV no Hotel Continental. Levando em consideração que Porto Alegre apresenta uma taxa média de exposição ao HIV pela gestação/parto de 2%, desde o ano de 2001 quando foi iniciada a vigilância epidemiológica da gestante HIV e criança exposta no município, muito acima da taxa nacional de 0,4%. Porto Alegre possui taxas elevadas de Transmissão Vertical do HIV com 21( 5,9 %) crianças infectadas no ano de 2009 e 16 (5,2%)  no ano de 2010, apesar de oferecer na rede de assistência toda a profilaxia à prevenção da transmissão vertical que poderiam reduzi-la a menos de 1%.

Com a intenção de iniciar o monitoramento dos casos de Transmissão Vertical por HIV no nosso município e assim, contribuir para sanar esta infecção que se constitui em um importante problema de saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre estará lançando o Comitê Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, com atuação junto aos serviços hospitalares conveniados e privados e com o apoio da Associação Médica do RS (AMRIGS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress