Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS marca presença na abertura do XV Simpósio Sul-Americano do Aparelho Digestivo – Sul Gastro 2024

Evento realizado em Porto Alegre foca em inovações científicas na área de Gastroenterologia

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da abertura do XV Simpósio Sul-Americano do Aparelho Digestivo – Sul Gastro 2024, realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O congresso, iniciado na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro, reuniu gastroenterologistas, endoscopistas e hepatologistas, com o objetivo de promover debates sobre as inovações mais recentes na área.

O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., destacou a importância da união entre os profissionais na defesa da Medicina.

“Peço a vocês, jovens, que se envolvam nas Sociedades de Especialidades e na AMRIGS. Estarmos juntos é fundamental. No ano passado, as Sociedades foram grandes aliadas, lutando ao nosso lado junto ao IPE Saúde para ampliar os valores destinados a 95 procedimentos. Queremos avançar em negociações para garantir a inclusão de mais códigos e garantir uma remuneração digna”, afirmou.

Dr. Gerson também ressaltou a urgência da aprovação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina, medida essencial para regular a formação médica no Brasil, onde o número de escolas e vagas cresce de forma desordenada.

O médico Ítalo de Maman Junior, presidente da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia (SGG), comentou sobre o esforço para montar a grade científica e agradeceu à AMRIGS pela colaboração no congresso.

“Com base nas patologias mais prevalentes identificadas pelos gastroenterologistas em sua prática clínica, decidimos incluir uma mesa especial sobre obesidade. A doença é uma pandemia global e entendemos que o gastroenterologista é o profissional mais capacitado para coordenar a abordagem multidisciplinar desses pacientes. Aproveito também para agradecer ao Dr. Gerson Junqueira Jr., presidente da AMRIGS, sempre disponível para apoiar nossos encontros”, afirmou.

O gastroenterologista Marcos Mucenic, presidente da Associação Gaúcha para o Estudo do Fígado, expressou satisfação ao ver o auditório lotado e destacou o número recorde de participantes.

“Compartilhamos objetivos comuns: acompanhar os avanços da ciência e aprimorar o cuidado aos pacientes. Este congresso oferece uma oportunidade única para refletirmos sobre o que realizamos ao longo do ano e trocar ideias”, disse.

Outros detalhes do evento e a programação completa podem ser conferidos no site https://www.sulgastro.com.br/

Fonte: Marcelo Matusiak

Fotos: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress