AMRIGS leva inovação e tecnologia médica ao South Summit Brazil 2024

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS leva inovação e tecnologia médica ao South Summit Brazil 2024

Entidade apresenta avanços tecnológicos na área da saúde utilizados para qualificação médica

A tecnologia apresentada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) no primeiro dia do South Summit Brazil 2024 impressionou os visitantes e demonstrou o quanto ela pode aprimorar ainda mais a atuação do médico. O evento iniciou nesta quarta-feira (20/03) e continuará com programações ao longo de quinta e sexta, no Cais Embarcadero em Porto Alegre (RS).

No estande situado na área Marketplace, a AMRIGS exibe parte da tecnologia disponível no seu Centro de Simulação e Treinamento. O destaque é para o simulador LAP Mentor, que oferece um treinamento diferenciado e realista, proporcionando exercícios com sensação tátil e uso de realidade aumentada, semelhante ao procedimento real. Todas as atividades possuem uma análise objetiva do desempenho, permitindo avaliar em tempo real a performance do aluno.

Um dos visitantes que teve contato com a tecnologia da AMRIGS e do seu parceiro, Instituto Simutec, foi Mariano Lopez, empreendedor que veio da Argentina em busca de novidades. Ele atua no Brasil em uma empresa de origem francesa e argentina, com mais de 120 colaboradores ao redor do mundo. A organização foca em resolver problemas complexos, despertando o interesse de Lopez em conhecer a tecnologia apresentada no espaço da Associação Médica.

“Foi a primeira vez que experimentei um equipamento médico, então a experiência foi ultrarrealista. Sempre vi essa aplicação da tecnologia, mas nunca a tinha experimentado. Como sou desenvolvedor de software, não tenho a sensibilidade que o médico precisa nas mãos. Mas achei ótimo e vai superar muitas barreiras que enfrentamos em um país tão diverso e amplo como o Brasil. Para os médicos, acredito que seja importante uma experiência como essa. É como pilotar um avião, por exemplo. Ninguém pode comandar uma aeronave sem um treinamento prévio adequado, que precisa ser virtual porque estamos lidando com vidas”, afirmou.

Outro visitante que se surpreendeu com a técnica foi o alemão Gerrit Glass, fundador de uma empresa de Open Health Technology. Ele compartilhou suas impressões ao manusear o equipamento.

“Foi bastante interessante. Não sou médico e não sabia como funcionava, mas foi uma boa experiência. Ajuda muito para os estudantes começarem a aprender isso, na prática. Para mim, foi difícil”, comentou.

O South Summit Brazil 2024 apresenta uma ampliação significativa em relação ao ano anterior, totalizando 40 mil metros quadrados de área. A expectativa é receber 24 mil pessoas ao longo de todo evento.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes e Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress