AMRIGS lança Programa de Aperfeiçoamento em Cirurgia Videolaparoscópica para médicos residentes e especialistas

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS lança Programa de Aperfeiçoamento em Cirurgia Videolaparoscópica para médicos residentes e especialistas

Iniciativa visa capacitar médicos, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos

A demanda por cirurgias minimamente invasivas está em constante crescimento por proporcionar vantagens como redução de riscos e de complicações pós-operatórias, além de permitir uma recuperação mais rápida aos pacientes. A habilidade na cirurgia videolaparoscópica é um diferencial e permite aos médicos realizarem procedimentos mais precisos e com menor trauma aos tecidos.

Diante dessa realidade, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoverá o Programa de Aperfeiçoamento em Cirurgia Videolaparoscópica, em parceria com o Instituto Simutec, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Rio Grande do Sul (CBC-RS) e a Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul (SOCIGERS).

“O programa parte do princípio da necessidade de um domínio de especificações fundamentais da vídeocirurgia para criação de uma base sólida na realização de procedimentos com essa técnica, além de já prever, no futuro, o conhecimento desse ambiente para a utilização de robótica nos procedimentos”, afirma o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

As atividades ocorrerão de 15 de julho a 11 de novembro de 2023, um sábado por mês, das 8h às 12h, no Centro de Simulação e Treinamento da AMRIGS (Avenida Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS). O foco estará nos princípios fundamentais e nas principais cirurgias realizadas por videolaparoscopia. O coordenador médico do Instituto Simutec, Dr. Miguel Nácul, reforça a importância da qualificação.

“O curso é direcionado principalmente para profissionais na área cirúrgica que, hoje, na maior parte dos programas de Residência Médica, não conseguem alinhar o treinamento em simuladores ao treinamento em pacientes. Sabe-se que a vídeocirurgia envolve um ambiente completamente diferente da cirurgia aberta, até do ponto de vista de domínio de habilidades psicomotoras, do cérebro e das mãos. O exercício de simulação virtual, portanto, cria essa adaptação necessária para se chegar posteriormente ao paciente”, explica.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de julho aqui. Interessados em participar do programa devem ser médicos residentes ou especialistas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 98159-0096.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress