AMRIGS emite nota de repúdio à fala do presidente Lula

Categoria:

publicada em

AMRIGS emite nota de repúdio à fala do presidente Lula

Declaração desvaloriza o trabalho de médicos e profissionais liberais no Congresso Nacional, afirma a diretoria da entidade

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) vem a público manifestar seu repúdio às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), feitas no dia 30 de agosto, durante a inauguração da AeC Contact Center, em João Pessoa (PB). Na ocasião, o presidente afirmou que o Congresso Nacional tem “pouquíssimo trabalhador” e que a maioria é composta por “profissionais liberais, advogados e médicos”. Para a AMRIGS, tais comentários desconsideram completamente a importância do trabalho realizado por médicos e demais profissionais que, muitas vezes, enfrentam condições adversas no exercício diário de suas funções, especialmente na Medicina.

A atuação do médico vai além do atendimento individual, por impactar diretamente comunidades inteiras ao prevenir doenças, tratar enfermidades e salvar vidas, como a de trabalhadores não médicos, inclusive. Esta profissão, assim como a advocacia e tantas outras ocupações da sociedade civil, exige dedicação, anos de estudo, capacitação contínua e profundo senso de responsabilidade.

Desvalorizar a presença de médicos, advogados e profissionais liberais no Congresso é subestimar o impacto que podemos ter na formulação de políticas públicas para a saúde e o bem-estar social. O Legislativo Federal precisa de representações diversas, e a participação de médicos é fundamental para garantir a construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente.

A AMRIGS reforça que a Medicina requer muito esforço e pesquisa, seja em hospitais, clínicas ou outras instituições de saúde. Desqualificar o trabalho desses profissionais, que diariamente lidam com situações críticas e desafiadoras, com jornadas de trabalho longas e exaustivas, é ignorar o compromisso que a profissão demanda.

Fonte: ASCOM AMRIGS
Foto: Divulgação AMRIGS