AMRIGS e SBOT inauguram Totem que contabiliza vítimas no trânsito brasileiro

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS e SBOT inauguram Totem que contabiliza vítimas no trânsito brasileiro

A Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS – e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, em parceria com a SBOT-RS, inauguraram no dia 9 de agosto de 2011, em Porto Alegre, um Totem que atualiza, a cada três minutos, a estimativa de mortos e de feridos no trânsito no Brasil. O dispositivo foi instalado em um dos cruzamentos mais importantes da cidade: entre a III Perimetral e a Avenida Ipiranga. Porto Alegre é a quinta capital a ter um totem desse tipo, financiado com recursos do seguro DPVAT.

O “Seminário de Integração: Segurança no Trânsito do Rio Grande do Sul” antecipou a inauguração do equipamento. O evento contou com a participação do vice-governador do RS, Beto Grill, do presidente da AMRIGS, Dr. Dirceu Rodrigues, do presidente da SBOT, Dr. Osvandré Lech, Patricia Gejer, da CESVI BRASIL, José Marcio Barbosa Norton, Diretor de Relações Institucionais da seguradora Líder DPVAT, dos deputados estaduais Miki Breier e Paulo Borges, além de outras autoridades locais.

A ideia da contagem de vítimas no trânsito surgiu durante a criação do movimento Chega de Acidentes!, formada por entidades com um histórico de lutas em prol da segurança no trânsito brasileiro: a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), que formaram um comitê organizador inicial do movimento, ao qual se juntou mais tarde, a AND (Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito).

– Para evitar que mais mortes aconteçam em decorrência dos acidentes de trânsito, se faz necessária uma luta em conjunto. Somos todos co-responsáveis, e nesse sentido, queremos ainda fazer mais, assumindo de fato, um compromisso com a vida – afirmou o presidente da AMRIGS, Dirceu Rodrigues.

No ano passado, morreram no Rio Grande do Sul, em vias federais, estaduais e municipais 1,7 mil pessoas, conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

– Sabemos que se aprende por repetição. Por isso, o totem é mais um alerta, mais uma maneira de lembrar as pessoas desse perigo – disse o presidente da SBOT, Osvandré Lech.

A iniciativa, inédita no Estado, vem ao encontro do apoio à “Década de Ação para a Segurança nas Estradas”, campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa incentivar os governos dos países membros a se dedicarem, entre 2011 e 2020, à redução dos acidentes de trânsito.

Confira o álbum de fotos do evento

Confira o evento na mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress