A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) manifesta preocupação e contrariedade com a recente ampliação de vagas para o curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Gravataí. A medida levanta importantes questionamentos sobre a manutenção da qualidade do ensino médico e o impacto na formação dos futuros profissionais de saúde.
O ensino de Medicina requer não apenas uma infraestrutura adequada, mas também um corpo docente qualificado e práticas clínicas compatíveis com o número de estudantes. O aumento na quantidade de vagas sem a devida garantia de que esses critérios serão rigorosamente atendidos pode comprometer o processo de capacitação, refletindo negativamente no atendimento à população.
Em 2023, AMRIGS, Sindicato Médico do RS (SIMERS) e Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS) fizeram uma série de questionamentos à universidade, solicitando esclarecimentos a respeito do tema, resultando em uma ação judicial conjunta formulada pelas três entidades contra a liminar que permitiu à Ulbra a abertura de 480 novas vagas para o curso em Canoas. Para as instituições, não há uma análise técnica adequada para esta operação.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul ressalta que a formação médica é um processo complexo que exige alto nível de comprometimento e recursos. Reafirmamos nossa obrigação com a educação na área da saúde e com a defesa de um sistema que ofereça atendimento seguro e de qualidade para a sociedade. Seguiremos atentos às discussões e decisões que envolvam questões educativas da área no estado e continuaremos trabalhando para assegurar que a formação dos futuros médicos seja conduzida com responsabilidade e precisão.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.
Uma resposta
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼