AMRIGS e ASOLADEME debatem desenvolvimento do Direito Médico

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS e ASOLADEME debatem desenvolvimento do Direito Médico

Na noite de quarta-feira (05/08), o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, e a vice-presidente do Departamento Universitário da AMRIGS, Valentina Lubisco, participaram de reunião online promovida pela Asociación Latinoamericana de Derecho Médico para apresentação do Capítulo Rio Grande do Sul. O presidente da Associação de Médicos Residentes do Rio Grande do Sul (AMERERS), Dr. Vinícius Miola, também se juntou aos representantes da AMRIGS no encontro.

No evento foram apresentados os projetos e os valores da Associação, em especial do Capítulo do RS. Nesse sentido, discutiram-se medidas voltadas ao desenvolvimento do Direito Médico no RS, considerando a crescente judicialização da saúde e formas de prevenção, e reiterou-se a importância de o médico estar envolvido e ciente dos riscos inerentes de sua profissão.

“A fundação deste Capítulo é de extrema importância para que o médico esteja a par de seus direitos e também protegido contra eventuais processos”, diz Dr. Vinícius.

A relação do médico com seu paciente é uma forma de estabelecer um bom vínculo entre o profissional e a pessoa atendida, criando uma conexão de confiança.

Segundo o presidente da AMERERS, todas estas questões são igualmente importantes e válidas para o médico residente.

“Ele tem todas as responsabilidades que portar um CRM traz”, opina.

A presença do Departamento Universitário da AMRIGS na reunião foi fundamental pois, conforme Valentina, vice-presidente do DU, é importante que os estudantes de Medicina estejam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho e que seus interesses sejam discutidos e levados em consideração.

“A preparação para o mercado de trabalho está muito além do conhecimento da Medicina em si e, se os estudantes, através de parcerias que o Departamento Universitário pode firmar, adquirirem isso, que muitas vezes não é ensinado nas universidades, os futuros médicos estarão cada vez mais capacitados em atender a população de maneira satisfatória e adequada”, avalia.

A Associação Latino-americana de Direito Médico é uma entidade que, há 24 anos, busca constituir um fórum comum para o intercâmbio e discussão de ideias, vinculando profissionais dos diferentes países, além de promover a compreensão, cooperação, discussão e disseminação de questões médico-legais. O atual presidente da ASOLADEME é o médico Eduardo Osuna Carrillo de Albornoz, da Espanha. O médico Raul Canal é o presidente da sede brasileira.

Fonte: Ana Carolina Lopes/Ascom AMRIGS

Foto: AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress