AMRIGS discute a situação financeira do IPE-Saúde

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS discute a situação financeira do IPE-Saúde

Representantes das entidades médicas e hospitalares participaram de audiência, realizada pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL.

Na manhã da última quinta-feira (24), foi realizada Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RS, onde foram tratas questões referentes à atual situação financeira do IPE-Saúde. Em relatório, o Tribunal de Contas estabeleceu que a crise financeira do IPE se iniciou em 2012, e que diversos aspectos foram determinantes para tal situação, como, por exemplo, os convênios com Prefeituras do Estado que geram prejuízos, o aumento da idade média dos beneficiários, o desligamento de funcionários de maior remuneração, a falta de profissionais capacitados para execução de cálculos estatísticos e atuariais. Isso contribuiria para um planejamento mais detalhado e uma gestão mais eficiente.

Os representantes do IPE relataram que a instituição, em busca de melhoramento dessas condições, contratou através de concurso público, profissionais capacitados para tais cálculos. A expectativa é de que poderão obter melhor orientação para estruturar um planejamento de gestão do plano de saúde. Também relataram que os contratos com as prefeituras estão sendo renegociados, e que no ano de 2013, o IPE-Saúde fechou suas finanças com um superávit de 244,8 milhões de saldo. O Instituto possui o compromisso de responder ao relatório do Tribunal de Contas até o início de maio. Espera-se que este documento apresente algumas medidas e ações que serão implementadas em busca de um futuro promissor para o maior plano de saúde do Estado, que abriga mais de 1 milhão de beneficiários.

Representando a Associação Médica do Rio Grande do Sul, a Gerente de Defesa Profissional da entidade, Maria da Graça Schneider, participou do evento na Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress