AMRIGS alerta para situação de emergência para enfrentamento da dengue em Porto Alegre

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS alerta para situação de emergência para enfrentamento da dengue em Porto Alegre

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decretou situação de emergência em saúde pública na capital devido ao elevado número de ocorrências e pessoas diagnosticadas com dengue. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). Até o momento, o município registra quatro óbitos pela doença e mais de 2.200 casos confirmados. Destes, 1.997 foram contraídos na cidade.

Segundo o boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, a faixa etária dos 21 a 30 anos ainda mantém a maior proporção dos casos confirmados e a maioria dos pacientes são do sexo feminino. São João, Higienópolis, Jardim do Salso, Rio Branco, São Geraldo, Teresópolis, Pedra Redonda, Agronomia, Tristeza e Auxiliadora estão entre os bairros com incidência acumulada de mais de 300 casos por 100 mil habitantes.

Além dos riscos epidemiológicos da própria dengue, a decisão da Prefeitura também considera outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como zika e chikungunya.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) destaca a relevância da imunização contra a dengue, ressaltando, no entanto, que cuidados preventivos, como eliminar possíveis criadouros do mosquito, são essenciais, como não deixar pneus, garrafas e vasos expostos à chuva. Tudo isso contribui para interromper o ciclo de reprodução do Aedes.

“Outro cuidado que estamos reforçando é que as pessoas não se automediquem. Há riscos sérios de complicações. É preciso atenção em duas frentes: uma na prevenção, eliminando os focos do mosquito transmissor; e outra no manejo adequado dos pacientes que, infelizmente, são infectados”, afirma o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Cada um precisa fazer a sua parte! Este é o momento de união e conscientização. Compartilhe esse conteúdo para que alcance o maior número de pessoas. Contamos com o seu apoio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress