A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde efetuou vistoria, nesta segunda-feira, 13, no estabelecimento Super Três, situado no bairro Cascata. No local, foram encontrados 101,855 quilos de produtos vencidos, totalizando 542,349 quilos de alimentos apreendidos em função de local insalubre, em desacordo com a rotulagem, temperatura inadequada e sem procedência comprovada. A vistoria foi motivada por denúncia ao Fala Porto Alegre – fone 156 da prefeitura, que relatou a venda de vários alimentos e produtos vencidos e mal-acondicionados.
A Equipe de Alimentos constatou condições insalubres no açougue, como infestação de baratas, equipamentos precários e sujos, ausência de coifa, depósito insalubre. Além das péssimas condições de higiene, diversos alimentos eram vendidos com data de validade vencida, carnes armazenadas em câmara de refrigeração totalmente precária e suja, bem como o fatiamento de fiambres em local inadequado.
O estabelecimento teve suspensão das atividades de açougue, proibição de fatiamento de fiambres, suspensão do depósito de alimentos e da padaria. Parte dos alimentos foram inutilizados, já as carnes, no total de 266,234 quilos, foram doadas ao Zoológico de Sapucaia. O estabelecimento foi notificado e somente terá liberação das áreas suspensas após efetuar as adequações.
Casa de carnes – Ainda nesta segunda-feira, 13, a Equipe de Alimentos realizou vistoria na Casa de Carnes Cesar, situada na avenida Gomes de Freitas. O local apresentava péssimas condições de higiene e equipamentos danificados, como câmaras frias, moedor, tábuas de corte e mesas. Foram apreendidos 1.120 quilos de produtos de origem animal vencidos, impróprios ao consumo e mal-acondicionados. Além disso, alimentos eram descongelados para venda como resfriados, com a industrialização de produtos sem autorização dos serviços de inspeção (fabricação de carnes temperadas, empanados e charque), constituindo risco à saúde pública. O local foi autuado e teve as atividades suspensas até efetuar as adequações. O proprietário do estabelecimento foi encaminhado à Delegacia do Consumidor/RS.