Foram realizadas consultas e encaminhamentos para confecção gratuita de óculos
No sábado (05/08), a Comunidade São Pedro recebeu uma nova ação de consultas oftalmológicas. Cerca de 40 pessoas foram atendidas pelos médicos voluntários no ônibus da Fundação Leonística de Assistência Social – Distrito LD3, que chegou na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) às 7h, preparado para oferecer atendimento oftalmológico aos moradores. A iniciativa foi desenvolvida pela AMRIGS e pelo Instituto Vida Solidária, em parceria com o Laboratório Forla através do seu projeto Secrecy Social, com a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS), com a Fundação Leonística do Distrito LD3 e com o Lions Club.
Em meio aos relatos dos pacientes, nota-se a importância desse tipo de ação que proporciona uma melhoria significativa na vida de muitas pessoas, como Renato Corrêa Soares, pedreiro de 59 anos. Ele conta que começou a usar óculos por volta dos 45 anos devido ao trabalho em obras, onde lida com diferentes produtos químicos diariamente. Ao realizar um exercício para um novo trabalho, percebeu suas dificuldades visuais e foi aconselhado a procurar um oftalmologista.
“Fui fazer um teste para elétrica e percebi que tinha dificuldades. O professor mencionou que eu precisaria procurar o oftalmologista. Eu achava que enxergava melhor do que os outros, mas fui orientado a usar óculos constantemente. Estou muito satisfeito com a ação, foi realmente ótimo. Hoje em dia, fazer um óculos custa caro, o que para quem vive o dia a dia do trabalho, é uma despesa difícil”, declarou.
Quem também estava animado foi Marcial Antônio de Siqueira, morador da Vila São Pedro, de 75 anos. Religioso e bem-humorado, ele conta que precisou comprar uma Bíblia com letras maiores devido à dificuldade para ler.
“Comecei a usar óculos devido ao esforço visual no trabalho na indústria, exposto a variações de temperatura. A pressão alta também afetou minha visão. Apesar das dificuldades, sou grato por poder ler melhor a Bíblia agora, pois a palavra de Deus é muito importante para mim”, disse.
Dr. Rafael Bisch, um dos oftalmologistas voluntários da ação, destacou a importância desse tipo de iniciativa.
“Pudemos ver casos de pacientes que precisavam de óculos, além de situações mais complexas, como uma jovem de dezessete anos com ceratocone e dois senhores com catarata que serão encaminhados para cirurgia. Isso reforça a magnitude dos exames completos realizados durante a ação, que incluem dilatação da pupila e medição da pressão ocular, permitindo identificar os casos que necessitam de tratamentos especializados. O diagnóstico precoce é fundamental para garantir um tratamento adequado e evitar a perda de visão”, afirmou.
A presidente do Instituto Vida Solidária, Dra. Dilma Tessari, acompanhou a ação de perto.
“Nosso compromisso com o bem-estar da comunidade é uma prioridade. É gratificante saber que pudemos fazer a diferença na vida dessas pessoas, contribuindo para poderem enxergar o mundo com mais clareza e conforto. Agradeço imensamente a todos os envolvidos, desde os profissionais de saúde até os voluntários que dedicaram seu tempo e esforço para tornar essa ação possível. Sem o apoio dos nossos parceiros, o Laboratório Forla através do seu projeto Secrecy Social, a Fundação Leonística de Assistência Social do Distrito LD3, o Lions Club e a Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS), nada seria possível”, disse.
A entrega dos óculos desta segunda etapa ocorrerá no dia 2 de setembro. Mais informações sobre o trabalho do Instituto Vida Solidária podem ser obtidas pelo Instagram @institutovidasolidaria, pelo e-mail ivs@vidasolidaria.org.br ou via WhatsApp no número (51) 98065-9242.
Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.