A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com inscrições abertas no processo seletivo público para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. São 15 vagas destinadas a portadores do diploma de conclusão do curso de medicina em instituição brasileira legalmente reconhecida ou do diploma de conclusão do curso de medicina obtido no exterior, devidamente revalidado, conforme a legislação vigente.
O processo seletivo será composto de uma única fase com duas etapas: a primeira será constituída de prova objetiva e a segunda constará da análise de curriculum vitae. A prova objetiva será aplicada no dia 22 de março, com duração prevista de uma hora e trinta minutos e início marcado para as 10h, em local a ser informado no site
www.fundacaomedicars.org.br, de acordo com o cronograma do processo seletivo. O início das atividades da residência médica será no dia 2 de abril.
Inovação em saúde – A SMS tem implementado uma série de iniciativas no sentido de qualificar a atenção primária, que inclui o atendimento nas unidades de saúde. Está em andamento o PCA Tool (Primary Care Assessment Tool), instrumento de avaliação baseado em perguntas feitas a usuários e profissionais, permitindo a produção de um escore geral da atenção primária, com valores de zero a dez.
Além disso, Porto Alegre será a primeira cidade do país a integrar o laboratório de inovação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Conforme o secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, a metodologia é utilizada para a observação de práticas inovadoras e exitosas na atenção primária. No laboratório, todas as mudanças estão voltadas ao atendimento das necessidades dos cidadãos. Iniciativas de telemedicina, telessaúde e teleoftalmo também fazem parte da linha de atuação da secretaria.
Processo seletivo para Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Prova dia 22 de março.
Dúvidas pelo e-mail: residenciamfcsmspoa@gmail.com