Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Rede de atenção à saúde da família é tema de bate-papo com secretário da Saúde de Porto Alegre na PUCRS

Qualificar os termos de parceria, ampliar a resolutividade e administrar emendas parlamentares são alguns dos desafios do cenário da Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre apresentados pelo secretário da Saúde da capital gaúcha, Fernando Ritter, nesta quarta-feira, 27 de novembro, durante diálogo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

O evento contou com a presença de diversos profissionais da área, como enfermeiros, farmacêuticos, médicos, dentistas, além de representantes de instituições, como o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr.

Para Ritter, a saúde mental é um dos principais obstáculos quando falamos na rede de atenção à saúde.

“Precisamos identificar e tratar a origem do problema, não a consequência. Este deve ser o foco. Isso significa reforçar a atenção básica, qualificar os encaminhamentos e atuar com o suporte e a integração das equipes multiprofissionais”, avalia o secretário.

Em setembro de 2024, dez novas equipes começaram a compor o quadro da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. São mais de 70 novos profissionais, entre nutricionistas, educadores físicos, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

“Neste processo, fizemos uma imersão sobre saúde da família, sobre o território de Porto Alegre, educação dos profissionais e retomada de reuniões. Com este grupo, referência nas Unidades Básicas de Saúde, os encaminhamentos de pacientes aos hospitais da capital diminuíram consideravelmente, melhorando a resolutividade das demandas”, observa Ritter.

A decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Andrea Gonçalves Bandeira, destacou a importância da formação acadêmica alinhada às demandas do sistema de saúde, ressaltando o papel estratégico da universidade em contribuir para a qualificação profissional.

“Temos o compromisso de estarmos alinhados com essa formação, de olhar para rede e para os indicadores. Assim, podemos analisar e entregar um profissional altamente qualificado para a sociedade”.

Durante o evento na universidade, foi lançado o curso de especialização em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família. O início está previsto para abril de 2025. A coordenação é das professoras e enfermeiras especialistas em Saúde da Família, Isabel Cristina Hentges e Andrea Bandeira.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress