Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Enchentes no Rio Grande do Sul: lições e contribuições da AMRIGS são apresentadas no III Fórum de Clínica Médica do CFM

Aprendizados decorrentes das enchentes do Rio Grande do Sul e o panorama da situação à época foram as contribuições da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) durante o III Fórum de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado nesta sexta-feira, 13 de setembro, de forma híbrida – online ao vivo pelo YouTube e pelo Zoom, e presencialmente na sede do CFM em Brasília. O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., relatou, de forma presencial, a operação formada na entidade gaúcha durante a calamidade que deixou 80 mil pessoas desabrigadas e 540 mil desalojadas.

O médico compôs a mesa redonda “Impacto de Eventos Climáticos Extremos na Assistência à Saúde – Lições do Rio Grande do Sul”, que também contou com as exposições do presidente da Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI), Dr. Alessandro Pasqualotto, e dos membros da Câmara Técnica do CFM, Dr. Edimson Brum, profissional do Hospital de Estrela, um dos municípios fortemente afetados, e Dr. Marcio Spagnol, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clinica Médica do RS e parceiro da AMRIGS durante as atividades.

“Nós, como instituição, temos o nosso papel na sociedade. Precisamos, mais do que nunca, além de ajudar na estruturação, no planejamento, é manter a governança. Além disso, é muito importante exaltar a atuação do voluntariado médico e também das demais áreas da sociedade civil”, avalia Dr. Gerson.

Ao longo da situação de emergência, a AMRIGS recebeu, organizou, triou e distribuiu mais de 200 toneladas de donativos, entre roupas, alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas de cama, ração, medicamentos e insumos médicos. Mas o trabalho não chegou ao fim.

“Até hoje continuamos recebendo doações de medicamentos de todo o Brasil, que estamos direcionando para todas as partes do estado”, destaca o presidente da Associação Médica. Segundo ele, a meta é transformar a instituição em um grande hub de distribuição de remédios através da iniciativa “Farmácia Solidária”, um projeto em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS).

As doenças respiratórias, consequentes da fumaça das queimadas no Brasil, também foram abordadas no evento, como outro desafio climático e uma questão de saúde pública.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Foto: Reprodução de imagem/CFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress