Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Tratamento e diagnóstico do autismo na Fronteira Oeste é tema de reunião de Diretoria da AMRIGS

Durante reunião na noite desta quarta-feira (16/08), a Diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) discutiu demandas relacionadas ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autista (TEA) na Fronteira Oeste do estado. O grupo de diretores recebeu presencialmente na sede da entidade a coordenadora estadual do Movimento Orgulho Autista Brasil no RS, Luciana Mendina; o psiquiatra e diretor técnico do Hospital Infantil Presidente Vargas, Dr. Alceu Gomes; o vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Dr. Marcelo Matias; e de forma online vereadores de municípios gaúchos da região oeste.

O objetivo do grupo foi de iniciar a estrutura e o planejamento de capacitações de tratamento e diagnóstico do TEA para médicos e médicas da localidade. Políticos e médicos deliberaram a respeito do desenvolvimento de novas tecnologias e parcerias de promoção do conhecimento técnico-científico para profissionais da saúde. Além disso, os vereadores se comprometeram a orientar os prefeitos sobre a possibilidade de união entre as cidades que compõem da Fronteira Oste do RS e a criação de um consórcio de atendimento virtual, via Telemedicina. Em outro momento, a intenção é que seja realizado um grande movimento por parte da AMRIGS e do SIMERS de encaminhamento de pacientes.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Embora tenham sido feitos avanços significativos no diagnóstico e tratamento, ainda existem muitos estereótipos e equívocos associados ao assunto.

Segundo o psiquiatra Renato Santos Coelho, palestrante do Ciclo de Palestra AMRIGS que abordou o tema em abril deste ano, na década de 90, os casos de diagnóstico de TEA eram de um para cada 2 mil crianças. Em 2023, este dado passou a ser de um a cada 36.

Participaram virtualmente da reunião de Diretoria da AMRIGS desta quarta-feira os vereadores Jefferson Olea Homrich (São Borja), Dagberto Reis (Santana do Livramento), Daniela Sanchotene (Itaqui), Susana Diantel Almeida (Itaqui) e Firmina Soares (Alegrete), e o presidente da União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO), Mário Augusto Teixeira de Sousa.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress