Nota de Falecimento – Dr. Carlos Grossman

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Nota de Falecimento – Dr. Carlos Grossman

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) comunica, com pesar, o falecimento do médico Carlos Grossman, ocorrido nesta sexta-feira (09/06), em Porto Alegre. Ele tinha 95 anos.

Filho de imigrantes russos, nasceu em 2 de janeiro de 1928, na capital do estado. Associado da Associção Médica do Rio Grande do Sul, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1951. Após a formatura, viajou para os Estados Unidos para fazer a Residência Médica, uma etapa incomum no Brasil na época, pois só haviam programas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Portanto, participou da criação de um dos primeiros programas de Residência no Brasil, em Medicina de Família e Comunidade, no estado do RS, tendo contribuído também para o desenvolvimento da especialidade.

Segundo colegas, Dr. Grossman acreditava que o médico de família deveria ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao final da década de 70, coordenava todas as Residências Médicas do Grupo Hospitalar Conceição, instituição onde atuou por mais de 50 anos. Também exerceu o cargo de diretor no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Em 1997, recebeu o título honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre. Sua trajetória no ensino e prática da Medicina é reconhecida em todo o Brasil.

À família, amigos e colegas, desejamos força neste momento difícil.

Fonte: ASCOM AMRIGS com informações do Ministério da Saúde, GZH e Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
Foto: Site Felipe Vieira e AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress