Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Uma vida marcada pelo associativismo médico

Com 84 anos de idade e mais de 50 anos de carreira, o médico Antônio Moacyr de Azevedo é uma das figuras centrais do associativismo e do cooperativismo no Rio Grande do Sul.

Nascido no município de Taquari e associado da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) há 40 anos, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Pelotas (UFPEL) em 1972.

O cooperativismo faz parte de sua vida há mais de cinco décadas. Dr. Antônio Moacyr Azevedo foi o primeiro presidente da Cooperativa Unicred pioneira no Brasil, a primeira cooperativa de crédito da área da saúde no mundo. Segundo o médico, “para colocá-la de pé foi preciso uma boa dose de sonho e outra de peleia”, conforme descreveu em depoimento para o livro “Coopbook – Cooperativismo de A a Z”, de Marcelo Vieira Martins. O especialista em proctologia é, inclusive, pós-graduado em Cooperativismo pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), chegando a ser também professor do curso na universidade em 1998.

Sua carreira também percorre o associativismo e as Sociedades de Especialidades Médicas. De 1991 a 1993, foi diretor de Assistência e Previdência da Associação Médica do Rio Grande do Sul, fazendo parte da história da entidade, também atuando como conselheiro eleito do Conselho de Representantes por quase 10 anos. De 1978 a 1981 foi vice-presidente da Sociedade de Medicina no Alto Taquari.

Em novembro de 2022, seus esforços na área da Medicina e suas causas humanitárias foram reconhecidos com a 55ª Medalha da Legislatura da Assembleia Legislativa. A entrega foi feita pelo deputado Adolfo Brito, em cerimônia na ALRS.

Com seu nome gravado na história da medicina gaúcha, Dr. Antônio Moacyr de Azevedo reside atualmente em Porto Alegre, com a esposa Maria Selma Fornari Borba de Azevedo. Ele tem cinco filhos, Maria Otília, Vasco, Maria Izabel, Maria Cristina e Cesar.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Arquivo Pessoal

2 respostas

  1. Um orgulho para o mundo saber que contamos no nosso estado um homem com tanto talento como médico cirurgião e um entusiasta do sistema de cooperativismo médico mundial
    Deixa um legado que vai além do seus talentos profissionais , deixa um exemplo de humanidade através das suas obras de caridade , com seus pacientes e alunos onde , o mundo definitivamente será um lugar melhor devido sua passagem aqui
    Muito obrigado Pai por tudo 🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress