Guerra entre Rússia e Ucrânia e participação das mulheres em ações militares são destaques do Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) que será realizado na AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Guerra entre Rússia e Ucrânia e participação das mulheres em ações militares são destaques do Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) que será realizado na AMRIGS

Evento é gratuito e acontecerá no Auditório da AMRIGS no período de 6 a 10 de março

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) receberá de forma inédita o Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), de realização da Escola Superior de Defesa (ESD). O órgão, criado em 2021 por meio de Decreto Presidencial, é ligado ao Ministério da Defesa (MD) e realiza estudos, pesquisas, extensão, difusão, ensino e intercâmbio, em temas de interesse da Defesa Nacional, com foco prioritário nos servidores civis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições de interesse da Defesa, atendendo, também, os militares das Forças Armadas e Auxiliares.

Os encontros acontecem de 6 a 10 de março, das 18h às 22h, no Auditório da AMRIGS. A participação é aberta ao público, gratuita, e ocorrerá nos formatos presencial e online. Interessados devem fazer a inscrição aqui

Como será

Dividido em quatro módulos, o curso, que chega em sua 26ª edição, abordará os seguintes temas: a guerra entre Rússia e Ucrânia; a atuação das mulheres na área de Defesa; os desafios da Defesa na contemporaneidade; e a Geopolítica Polar.

A abertura será realizada pelo Comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, seguido do Professor Paulo Gilberto Fagundes Visentini, que irá tratar sobre as clivagens do sistema internacional na atualidade e da articulação das alianças das potências, bem como os efeitos da crise mundial.

No segundo dia, o Professor Augusto Teixeira Junior, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), discorrerá sobre o primeiro ano da guerra entre Rússia e Ucrânia, sob a perspectiva da teoria estratégica e de conceitos como coerção e força bruta. Logo em seguida, a Professora Graciela Pagliari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá abordar a guerra híbrida-cibernética no conflito russo-ucraniano. Por fim, o Professor Eduardo Svartman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falará sobre o emprego de mísseis e foguetes na guerra russo-ucraniana.

No terceiro dia do evento, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a noite será dedicada à participação das mulheres. A Professora Cintiene Mendes, da ESD, falará sobre a inclusão de mulheres civis, acadêmicas e pesquisadoras da área de Defesa Nacional e como essa inserção poderá ajudar a aumentar a participação feminina nos estudos sobre o tema. Já a Capitão Aviadora Betina Rauh compartilhará a sua experiência como piloto de combate, bem como sua atuação no Esquadrão Hórus, situado em Santa Maria (RS). O local foi pioneiro na história operacional da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo primeiro voo da aeronave RQ-900 com equipagem feminina. Para finalizar a noite de palestras, a pesquisadora e professora doutora Eliane Rodrigues contará sobre a sua trajetória até assumir a direção do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil.

No penúltimo dia da formação, serão abordados três desafios da Defesa Nacional na contemporaneidade. O Professor Marcos Reis, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), falará sobre o tema: “A Geopolítica do Sinocentrismo e sua Dimensão Securitária”. O Contra-Almirante André Conde, do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), falará sobre os impactos da digitalização, as novas tecnologias e os desafios enfrentados pelos profissionais de segurança cibernética. Já o Professor Luiz Negreiros, da UFRGS, debaterá sobre a participação brasileira nas Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas.

No último dia do curso, acontece o módulo sobre geopolítica polar. Na ocasião, o Professor Jefferson Simões, também da UFRGS, irá analisar os impactos no entorno estratégico do Ártico e na segurança global diante das mudanças climáticas no quadro do conflito russo-ucraniano. Já o Professor Paulo Câmara, da Universidade de Brasília (UnB), abordará a geopolítica do século XXI a partir da ciência. Para isso, discorrerá sobre os riscos globais que envolvem os polos, os danos já causados e os previstos. O encerramento será com o Professor Leonardo Mattos, da Escola de Guerra Naval (EGN), que versará sobre o Tratado Antártico e suas possíveis mudanças.

O Curso de Extensão em Defesa Nacional tem como coordenador acadêmico o Professor Fábio Queiroz, da ESD. Apoiam o evento a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA).

Fonte: Marcelo Matusiak e Assessoria de Comunicação Escola Superior de Defesa – ESD
Foto: Divulgação ESD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress