Assunto foi discutido em formato online na Caravana Digital AMRIGS, que ocorreu nesta quarta-feira (14/12)
O treinamento realizado por meio de simulações tem se tornado uma ferramenta educacional fundamental na formação e atualização na carreira médica. Na avaliação de especialistas, o uso de simuladores e robôs permite experiências muito próximas ao ambiente real e contribuem para a prática e conquista das melhores soluções, preparando os profissionais e garantindo a segurança dos pacientes.
Para a última edição de 2022 de sua Caravana Digital, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) convidou a Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS), a Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre (COOPA) e o Instituto Simutec para conversar com a comunidade gaúcha da área da saúde sobre a importância dos treinamentos de simulação na carreira médica. A mediação foi do vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti.
A primeira apresentação foi do chefe do Serviço de Anestesiologia do Hospital Moinhos de Vento e presidente da COOPA, Dr. Marcos Andre Lehnemann Tannhauser. Em sua avaliação, a simulação é muito importante pois prepara o médico para lidar com situações críticas.
“Sabemos que o profissional melhor treinado vai estar menos exposto ao estresse. Já o médico com menor carga de treinamento, expertise e experiência vira alvo do burnout. Essa questão afeta a todos nós e nos preocupa, principalmente em médicos jovens que ainda estão ingressando no mercado de trabalho e já enfrentam elevados níveis de cansaço”, alerta.
Na sequência, o diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Dr. Guilherme Napp, abordou os objetivos que o Centro de Simulação e Treinamento, inaugurado na sede da entidade em novembro, pretende alcançar.
“Nós queremos unir ciência, inovação e tecnologia na divisão do conhecimento da área da saúde e o nosso público-alvo não contempla só acadêmicos, médicos residentes, mas também profissionais em atividade que é uma das grandes preocupações que a gente tem”, destacou.
Representando o Instituto Simutec, parceiro da AMRIGS no Centro de Simulação e Treinamento, o coordenador médico do Ciclo de Imersão em Videolaparoscopia em Cirurgia Pediátrica, Dr. Marcelo Costamilan Rombaldi analisou o papel da educação baseada na simulação.
“É importante considerar que quase todo o conhecimento é provisório e, ao longo de nossa caminhada, para nos tornarmos médicos competentes, o aprendizado é um processo muito delicado e que necessita de muita atenção. Isso nem sempre ocorre. O processo não deve ser cumulativo, mas de construção, exigindo um estado de atividade e não de passividade daquele que está aprendendo”, ressaltou.
Centro de Simulação e Treinamento
Inaugurado no final do mês de novembro, o Centro de Simulação e Treinamento é uma iniciativa da AMRIGS, com a participação financeira da Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre (COOPA) e da Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS). A Associação atua também em parceria com o Instituto Simutec, primeira empresa no Brasil a oferecer treinamento individual e continuado em procedimentos minimamente invasivos, com cronogramas 100% práticos.
Com oito salas modulares, auditório, simuladores com Realidade Virtual e robôs com sensação tátil, o Centro de Simulação e Treinamento está com inscrições abertas para os cursos de Advanced Cardiac Life Support (ACLS), realizado em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul e Sutura Videolaparoscópica: princípios fundamentais Hands On.
Para mais informações, entre em contato através do e-mail tecnico.cientifico@amrigs.org.br ou do telefone (51) 3014-2039.
Fonte: Airton Lemos
Foto: Reprodução de imagem
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.