Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Exposição na AMRIGS sobre Oscar Niemeyer começa na segunda-feira (05/12)

Na primeira segunda-feira de dezembro, (05/12), às 19h30min, será inaugurada na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), com entrada gratuita e aberta ao público, a exposição “À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer”.

Serão apresentadas ao público, pela primeira vez, 23 plantas que compõem o projeto arquitetônico realizado por Niemeyer para a própria Associação Médica em 1974, enquanto exilado em Paris. O projeto nasceu da ambição da classe médica em construir uma grande sede que representasse e acolhesse os profissionais da capital e principalmente do interior do Estado, as especialidades médicas e os inúmeros congressos e eventos socioculturais que viessem a acontecer na cidade. O Centro AMRIGS foi projetado na época para ser o primeiro Centro de Eventos do Rio Grande do Sul.

“Esta é uma história que nos orgulha muito. Oscar Niemeyer foi um ícone da arquitetura brasileira e mundial com grande capacidade de criar edifícios, casas e complexos em estilo moderno, mas mantendo uma identidade individual. O desenho da nossa estrutura, ainda que não tenha sido totalmente executado conforme o plano inicial, traz em sua essência essa característica”, afirma o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

A mostra terá, além das 23 plantas inéditas assinadas, uma maquete e um tour virtual 3D realizados a partir do projeto original e produzidos especialmente para a ocasião. Os visitantes poderão contemplar também um grande painel informativo com fotografias e trechos de jornais da época, assim como objetos e uma linha do tempo ilustrativa com algumas obras icônicas do renomado arquiteto.

A exposição À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer é promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS). O projeto arquitetônico apresentado nesta exibição é um patrimônio cultural criado por um dos maiores arquitetos da nossa história e que não poderia cair no esquecimento. A sede que a AMRIGS possui hoje é fruto do grandioso esforço empregado por gerações de médicos e de outros profissionais ao longo dos 71 anos de existência da Associação, a fim de promover saúde, conhecimento e cultura.

Além da mostra, no dia 6 de dezembro, terça-feira, dia seguinte à inauguração, acontecerá presencialmente, também na sede da AMRIGS, a palestra “O Traço de Niemeyer”, com o Arq. Paulo Niemeyer, bisneto do renomado arquiteto, com quem chegou a trabalhar em parceria. O evento é aberto ao público e inicia às 19h30min. As inscrições estão abertas e podem ser feitas em aqui.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Divulgação AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress