Exposição que inicia no dia 10 de novembro será composta pelas obras do III Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista e pela coletânea da Chico Lisboa
Duas iniciativas culturais serão atrações no mês de novembro na Associação Médica do Rio Grande do Sul.
O III Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista presta uma homenagem aos médicos que trabalharam na pandemia. Obras serão dadas por artistas em agradecimento às entidades da área da saúde. A coleção é composta por peças que envolvem alguma conotação com material têxtil. Para Lúcia Gaspari, uma das mentoras do Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista, será uma grande satisfação prestar este reconhecimento.
“Foram feitas obras de 21x21cm. Os artistas elaboraram como uma forma de gratidão aos profissionais que se dedicaram neste período tão difícil. Participaram artistas de várias partes do Brasil e alguns de países do exterior como Argentina, Estados Unidos, Polônia, Espanha, México e Equador. Será uma homenagem muito justa e bonita”, afirmou.
Já a mostra composta pela coletânea da Chico Lisboa foi uma iniciativa que surgiu em conversa da presidente da Associação Chico Lisboa, Lisiane Rabello, com o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr. e com o vice-presidente, Dr. Paulo Morassutti.
“Esse projeto foi muito bem aceito por todos resultando numa exposição bastante diversa, com mais de 40 artistas se expressando em pinturas, esculturas, objetos, cerâmicas, etc., dando um panorama bem abrangente da produção artística atual. O significado ainda é aumentado quando pensamos que esta será a primeira exposição presencial conjunta de nossos sócios pós-pandemia. Então, esperamos que também seja uma grande reunião festiva”, afirmou a presidente da Associação Chico Lisboa, Lisiane Rabello.
A coletânea é organizada pela Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa que foi fundada em 1938, sendo uma das mais antigas entidades culturais em funcionamento no estado. A organização enfrentou adversidades que se intensificaram a partir da pandemia, já que ficou impossibilitada de realizar eventos como exposições e cursos.
A visitação é aberta e gratuita ao público de 10 a 24 de novembro. No dia 10, a visitação será autorizada, apenas, após a solenidade de abertura. Nos demais, o funcionamento será das 9h às 18h, de segunda a sábado.
A AMRIGS fica na Avenida Ipiranga, 5311, bairro Partenon, em Porto Alegre. A Mostra de Artistas da Chico Lisboa conta com o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e Unimed Porto Alegre. O evento também integra o calendário de comemorações dos 250 anos de Porto Alegre.
Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Chico Lisboa
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.