O Governo do Rio Grande do Sul publicou ontem (16/03) decreto que desobriga o uso de máscaras ao ar livre em todo o estado. A decisão, que passa a valer a partir de hoje, veio após reunião do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) na segunda-feira (14/03), que contou com a participação do presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., e demais representantes de secretarias do governo do Estado, sindicatos, federações hospitalares, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), conselhos profissionais e universidades.
Durante a reunião, o COE analisou o cenário epidemiológico do coronavírus no RS, os números da vacinação (os gaúchos chegaram, na terça-feira, ao índice de 75% de vacinados), o autoteste (a autorização da venda e do uso no Brasil foi oficializada no final de janeiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA) e a apresentação do passaporte vacinal.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul entende que é possível, com responsabilidade e cuidado, dar início ao processo de flexibilização de algumas medidas, sendo a mais relevante a que desobriga o uso de máscaras ao ar livre. A ressalva da entidade é que essa medida deve ser adotada, por enquanto, de forma exclusiva em ambientes abertos, uma vez que é sabido que o vírus circula em ambientes fechados impactando em uma chance muito maior de contaminação. Máscaras são, ainda, indispensáveis em ambientes hospitalares e de elevado risco de contaminação.
Veja o decreto do Governo do Estado do RS quanto ao uso de máscaras aqui.
Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Foto: ASCOM AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.