Saúde visual é debatida em reunião da Diretoria da AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Saúde visual é debatida em reunião da Diretoria da AMRIGS

Amrigs recebeu visita da Vereadora Nádia Gehardt (Dem) e dos diretores da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul

A atuação de profissionais não-médicos que prescrevem receitas de óculos foi duramente criticada durante reunião da Diretoria da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) pelo presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs), Dr. Marcos Brunstein, pelo diretor Financeiro da entidade, Dr. Eduardo Vasconcelos, e pelos diretores da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs). O encontro contou com a presença da vereadora de Porto Alegre, Comandante Nádia Gehardt (Dem).

Nádia é proponente e presidente da Frente Parlamentar da Saúde Visual na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, instalada neste mês de setembro.

Para Dr. Brunstein, há confusão de interesses e atribuições entre médicos oftalmologistas e optometristas, que não podem, por lei, fazer prescrições sobre saúde visual. “Não há formação médica para verificar alguns danos, como os oriundos de diabetes causados na retina”, disse o presidente da Sociedade de Oftalmologia.

Segundo Nádia, a Frente instalada no Legislativo Municipal de Porto Alegre não tem similar em outras Câmaras pelo Brasil. O objetivo é reunir interessados, como óticas, optometristas e médicos para a discussão da saúde visual uma vez por mês, pelo menos. A vereadora também informou que outras Câmaras de Vereadores da Serra Gaúcha já manifestaram interesse em criar Frentes Parlamentares com o objetivo de discutir saúde visual.

O presidente da Amrigs, Dr. Gerson Junqueira Jr., lembrou à vereadora que a entidade tem condições, juntamente com a Sorigs, de indicar médicos para participarem das sessões, tanto na Capital, quanto nas eventuais frentes criadas pelo interior do Estado.

A reunião contou também com a presença do presidente do Conselho de Representantes da Amrigs, Dr. Mauro Sparta, que também é secretário municipal de Saúde de Porto Alegre.

Após a reunião, o diretor Administrativo da Amrigs, Dr. Dirceu Francisco de Araújo Rodrigues, fez questão de posar ao lado do Certificado de Reconhecimento concedido pela Comandante Nádia em 2009, então titular do Batalhão da Brigada Militar responsável pela área onde está instalada a Associação Médica.

Fonte: Miguelito Medeiros
Fotos: Gracielle Balsan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress