AMRIGS e Sociedade Gaúcha de Nefrologia certificam clínicas por medidas de prevenção da hepatite C

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS e Sociedade Gaúcha de Nefrologia certificam clínicas por medidas de prevenção da hepatite C

Hepatite C é uma doença com possível cura e chance de recuperação bem expressiva entre os pacientes. Porém, é fundamental que as ações de prevenção sejam observadas com cuidado

Iniciativa da Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN) em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) certifica e incentiva, através da conscientização, para importância da eliminação do vírus nas unidades de diálise do RS. O projeto tem como escopo analisar os pacientes com sorologia positiva para HCV, promover a consultoria com especialistas hepatologistas, encaminhar os pacientes para tratamento, e assegurar a cura destes indivíduos, de forma que as unidades de diálise no RS sejam espaços livres do risco de transmissão da doença.

Nove clínicas gaúchas receberam certificação de “Combate à Hepatite C”, “Livre de Hepatite C” e “Venceu a Hepatite C”, conforme sua atividade, em evento da Sociedade Gaúcha de Nefrologia (SGN) em parceria com a AMRIGS, no final de julho.

A hepatite C atinge globalmente 71 milhões de pessoas, causando a morte de 400 mil pessoas a cada ano. No Brasil, estima-se 0,7% de portadores da doença, sendo mais atingidas as regiões Sul e Sudeste. Ainda que decrescente, ela atinge parcela significativa de pacientes em diálise. O Rio Grande do Sul tem, por exemplo, 7.000 pacientes em diálise crônica, e 6,5% deles têm sorologia positiva para Hepatite C. São em torno de 450 indivíduos, atendidos em 68 clínicas de diálise.

Segundo Dr. Gerson Luis Barreto de Oliveira, médico nefrologista da Hemodiálise da Santa Casa de São Gabriel, clínica que recebeu certificado “Livre da Hepatite C”, a doença é difícil de ser diagnosticada por não dar indícios de sintomas iniciais. Até 1993, os bancos de sangue não testavam o vírus C, sendo as transfusões sanguíneas a maior fonte de transmissão na época.

“Em 1997, quando cheguei a São Gabriel, a situação dos pacientes de diálise era outra. Tivemos que correr atrás e instituir normativas preconizadas. Agora, para nossa satisfação, nossa clínica recebeu o certificado da SGN de Clínica de Diálise Livre da Hepatite C”, relata. A enfermeira chefe do serviço da Santa Casa de São Gabriel, Marliza Blini, recebeu o certificado no evento na AMRIGS.

Diversas clínicas de hemodiálise estão fazendo grande esforço para que não haja mais pacientes com hepatite C. É também o caso da Unidade de Diálise Carlos Gomes do Hospital Mãe de Deus, que também foi certificada.

“Atualmente, com a possibilidade de novos tratamentos para hepatite C, é fundamental que possamos estar atentos para diagnosticar e, se necessário, tratar esses pacientes para evitar danos posteriormente. O grande desafio é identificar o maior número de pessoas que se enquadram nesta situação”, afirma Dr. Eduardo Martins de Carvalho, médico nefrologista da unidade Carlos Gomes.

O presidente da Sociedade Gaúcha de Nefrologia informa que a Organização Mundial da Saúde definiu como prioridade o combate ao HCV para eliminar a doença até 2030.

“Para isso, é importante focar em grupos populacionais mais atingidos, entre os quais estão os pacientes em diálise. Para que seja possível, é fundamental que as clínicas estejam plenamente engajadas na causa”.

O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr. enalteceu a iniciativa.

“Quando assumimos a AMRIGS, uma de nossas plataformas era retomar de forma firme, eventos e atividades da ciência médica dentro de nossa casa. A parceria com todas as sociedades de especialidades médicas é fundamental para isso”, disse.

Ao todo são 69 clínicas no estado do Rio Grande do Sul que tratam atualmente 6.991 pacientes em diálise. O quadro preocupa porque, historicamente, dados clínicos mostram que o paciente em diálise tem maior risco de contaminação da hepatite C. O impacto do vírus no fígado é considerado em escalas diferentes podendo evoluir do fígado normal para hepatite crônica, cirrose e câncer de fígado.

Certificações:

Clínicas certificadas como livres do vírus da Hepatite C

Clínica Renal de Saúde Santa Maria
Renal Care
Clínica de Nefrologia – Soledade
Hemodiálise da Santa Casa de São Gabriel
Associação Educadora São Carlos – Hospital Mãe de Deus – Unidade Carlos Gomes

Clínicas que venceram a hepatite C, ou seja, dispensaram tempo e energia no combate a Hepatite C

Nefroclínica
Clínica Renal de Frederico Westphalen
Renal Clínica SS de Rosário do Sul
Centro Renal – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Renais

Fonte: Ana Carolina Lopes e Marcelo Matusiak
Foto: Rodrigo Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress