Unimed inaugura estrutura emergencial para atendimento Covid-19, na AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Unimed inaugura estrutura emergencial para atendimento Covid-19, na AMRIGS

O local atende clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e que precisam realizar testagem, buscando contribuir para desafogar as emergências dos principais hospitais da capital gaúcha. A unidade atende clientes da Unimed, todos os dias da semana, das 8h às 20h,

Com o objetivo de apoiar os hospitais em função da superlotação pela Covid-19, a Unimed Porto Alegre inaugurou hoje, dia 2 de março, uma unidade temporária na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS – Av. Ipiranga 5311 – Porto Alegre), parceira na iniciativa. A unidade atende clientes da Unimed, todos os dias da semana, das 8h às 20h, e é protegida pelo SOS Unimed durante o horário de funcionamento. No local, são disponibilizados atendimento médico adulto para pacientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19 e serviço laboratorial para o exame de detecção do novo coronavírus, o RT-PCR, por biologia molecular. Quem busca exclusivamente atendimento pediátrico deve recorrer à unidade da cooperativa no Shopping Total.

“É uma estrutura robusta e emergencial para atender clientes com sintomas respiratórios iniciais associados a Covid-19, com o objetivo de dar o melhor direcionamentos aos nossos clientes e desafogar as emergências dos principais hospitais. A nova instalação integra as diversas ações que a cooperativa vem realizando com relação ao enfrentamento da Covid-19 e reforça o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas”, destaca o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira.

“É preciso que todos entendam que estamos vivendo o momento mais crítico desde o início da pandemia, com praticamente a ocupação máxima dos leitos disponíveis na cidade para terapia intensiva. Cerca de 30% dos clientes da operadora internados têm menos de 50 anos. Isso mostra que a doença não se agrava apenas em idosos. Reforçamos a necessidade de se manter o distanciamento social, usar máscara de forma adequada e seguir todos os demais protocolos de prevenção”, complementa o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, Marcelo Hartmann.

“Para a AMRIGS esta parceria com a Unimed representa uma importante medida para aliviar os hospitais e postos de atendimento que estão saturados diante do agravamento da pandemia. Estamos mobilizados de forma muito intensa para colaborar com médicos, profissionais da saúde e toda a população. A AMRIGS estará sempre disposta a colaborar no que estiver ao nosso alcance para que possamos, juntos, superar esse momento difícil”, afirma o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr.

Para atender as demandas de exames geradas na pandemia, a Unimed Porto Alegre adequou unidades e sua área técnica. No setor de Biologia Molecular, em especial, a equipe foi ampliada. Também foram adquiridos diversos equipamentos de extração e termocicladores e estendido o horário de funcionamento de forma ininterrupta 24h, sete dias por semana.

O Laboratório da Unimed Porto Alegre foi o primeiro laboratório privado liberado pelo LACEN para processamento de PCR Covid no Rio Grande do Sul, ainda em março do ano passado. Além disso, o serviço laboratório foi certificado em 2020 pelo programa de acreditação dos laboratórios clínicos (PALC) saindo do nível pleno para o mais alto nível de excelência pela Acreditação ONA, que utiliza um sistema de avaliação, por meio de padrões e requisitos previamente definidos (a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde).

A Unimed Porto Alegre vem trabalhando de forma intensa desde o início da pandemia, no esclarecimento e orientação de clientes, colaboradores, cooperados e sociedade. Criou o Plano de Enfrentamento ao Covid-19, com ações de apoio voltadas para todas as suas frentes de atuação, mantendo o seu propósito de cuidar das pessoas. Entre as ações está o investimento no estudo voltado ao combate do Covid-19; diversas doações e apoio à população e instituições de saúde pública, além de iniciativas de conscientização e informação sobre a propagação do vírus. Também lançou, em maio de 2020, o seu programa de telemedicina que está disponível para os mais de 675 mil beneficiários dos planos assistenciais Unimax, Unipart e Unifácil, e aos 6.800 médicos cooperados. A plataforma é uma solução alternativa de atendimento não presencial para consultas com especialistas. Além disso, foi reforçada a estrutura de atendimento nos PAs de Canoas e Guaíba e disponibilizado no litoral norte, durante o verão nos meses de janeiro e fevereiro, uma robusta estrutura para testagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed 

Foto: Marcelo Matusiak

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress