Conscientização sobre o câncer de pele é tema de palestra promovida pela AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Conscientização sobre o câncer de pele é tema de palestra promovida pela AMRIGS

Última edição de 2020 do Ciclo de Palestras AMRIGS contou com a participação de profissionais da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS

Dezembro é conhecido como o mês laranja. A cor remete ao sol e simboliza a luta contra o tumor maligno mais comum entre a população mundial: o câncer de pele. Com o objetivo de promover conscientização e reflexão sobre o assunto, o último encontro virtual de 2020 do Ciclo de Palestras AMRIGS contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS).

Palestrante da noite, a dermatologista Thais Corsetti Grazziotin explicou que, para evitar evoluções da doença, é importante estar atento ao chamado ‘ABCDE’ da dermatologia.

“Lesões assimétricas, com bordas irregulares, cores diferentes, diâmetro maior (ou igual) a seis milímetros e evolução (modificações) devem ser constantemente monitoradas por profissionais”, disse a coordenadora da Campanha do Câncer de pele da SBD-RS de 2020.

Segundo Dra. Thais, a exposição solar exagerada e desprotegida é a principal causa deste tipo de tumor maligno. A dermatologista salientou ainda que pessoas com o histórico da doença na família fazem parte do grupo de risco, além daquelas de pele muito clara, com alto número de pintas pelo corpo e sardas no rosto, histórico de queimadura solar e grande exposição ao sol.

Dentre as medidas de prevenção, a médica destacou:

– Evitar pegar sol entre 10h e 15h;
– Usar chapéu, camiseta e óculos escuros;
– Preferir ficar na sobra;
– Evitar a exposição de crianças menores de seis meses ao sol;
– Usar protetor solar fator 30 (ou mais);
– Cuidar-se também nos dias nublados.

Presidente eleita da SBD-RS, Dra. Analupe Webber agradeceu o convite da AMRIGS e reforçou a importância de educar sobre a prevenção e os sinais de alerta do câncer de pele. Segundo a médica, o diagnóstico precoce aumenta consideravelmente as chances de cura da doença.

Fonte: Bruna Fonseca
Foto: Reprodução de imagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress