Com objetivo de identificar o impacto da pandemia na atuação profissional médica, a Comissão Estadual de Honorários Médicos do RS (composta pela AMRIGS, pelo CREMERS e SIMERS) realizou uma pesquisa com 1.480 médicos do estado que responderam um questionário online. Os dados foram coletados entre os dias 13 e 15 de maio.
Quanto ao atendimento por telemedicina, 942 ainda não realizam teleconuslta. No entanto, 40% informam que estão dispostos a atender neste novo formato, 26% informam que não, 17% ainda não sabem e 16% afirmam que a sua especialidade não permite esse tipo de atendimento. Quando questionado sobre o quanto a pandemia impactou no trabalho, em uma escala de 0 a 100, a média identificada foi de 60 entre os entrevistados.
Sobre o retorno às atividades, o número médio de respostas entre os que optam para permanência ou retorno à rotina é de 80 numa escala de 0 a 100.
A maior parte dos médicos entrevistados (80%) acredita que a principal carência do sistema de saúde do país encontra-se na própria estrutura do sistema (hospitais, leitos de UTI, exames complementares, etc).
Sobre onde ocorre a maior parte da atuação profissional, quase 50% dos médicos atuam em consultório e pouco mais de 40% atuam em hospitais ou em postos de saúde. Quanto à forma de atuação/remuneração, menos de 50% atuam na iniciativa privada, 18% prestam serviço terceirizado como pessoa jurídica e 14% a contratação segue a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
Clínica Médica (quase 23%) foi a especialidade mais representada neste levantamento, seguida pela Cirurgia, Anestesiologia, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Psiquiatria.
A partir deste levantamento, a Comissão segue realizando atividades que possam colaborar para o pleno exercício da medicina.
Fonte: Ascom AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.