AMRIGS reforça importância do cadastro nacional de médicos e profissionais da saúde

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS reforça importância do cadastro nacional de médicos e profissionais da saúde

Iniciativa é voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia da COVID-19

A Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” atualiza dados de todos que atuam na área da saúde. O programa integra a Portaria 639 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) considera a ferramenta necessária para o enfrentamento da pandemia.

“Estamos vivendo uma situação de emergência de saúde pública mundial, enfrentando um vírus novo, mutante e para o qual não temos imunidade e nem vacina. Além disso, é altamente contagioso e por mais que saibamos que a maioria das pessoas não terão sintomas graves, especula-se a geração de um colapso na saúde pública, caso a população fique doente ao mesmo tempo. Isso está bem claro. Levando isso em consideração, é necessário que todos os profissionais da saúde estejam devidamente capacitados para esse enfrentamento”, afirma o médico de Família e Comunidade e diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça.

O profissional da área de saúde deverá realizar o preenchimento dos formulários eletrônicos de cadastramento e manter as informações atualizadas.

“É importante haver um alinhamento único porque o de excesso de informação pode gerar tomadas de decisão distintas. Neste momento de incertezas ter um planejamento organizado pode fazer a diferença na saúde dos brasileiros”, finaliza Marcos.

A AMRIGS está atenta aos acontecimentos e apoia a medida do Ministério da Saúde. Segundo o diretor de Comunicação da AMRIGS, médico cirurgião do aparelho digestivo e cirurgião geral, Juliano Chibiaque, é fundamental que haja um respaldo para todos os profissionais envolvidos.

“É importante que haja um treinamento adequado para que a população tenha todo o suporte necessário. Também reforçamos uma preocupação que já existe que é a do uso de EPIs pelos profissionais que são importantíssimos. Temos visto, em muitos países, uma alta taxa de infecção por quem está atuando na linha de frente”, afirma.

A portaria considera profissional da área de saúde aquele subordinado ao correspondente conselho de fiscalização das seguintes categorias profissionais:

I – serviço social;

II – biologia;

III – biomedicina;

IV – educação física;

V – enfermagem;

VI – farmácia;

VII – fisioterapia e terapia ocupacional;

VIII – fonoaudiologia;

IX – medicina;

X – medicina veterinária;

XI – nutrição;

XII – odontologia;

XIII – psicologia; e

XIV – técnicos em radiologia.

O link para o cadastro é o https://registrarh-saude.dataprev.gov.br./cadastro

Veja a Portaria 639 em http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-639-de-31-de-marco-de-2020-250847738

Fonte: Ascom AMRIGS

Foto: Divulgação Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress