A Associação Médica do Rio Grande do Sul comunica com pesar o falecimento do médico Nilo José Pereira Luz. O corpo foi velado no dia 7 de setembro, no cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. Dr. Nilo era especialista em mastologia, e ginecologia e obstetrícia. Foi vice-presidente da AMRIGS (1969 – 1971) e presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (1961). Ele tinha 92 anos.
O dr. Jorge Telles, especialista em ginecologia e obstetrícia, prestou sua homenagem ao colega através do texto abaixo:
Boa noite, professor! Descanse em paz!
Pessoalmente, fiquei recordando bons momentos que vivi.
Lembrei a pouco quando, após comentar consigo que estava estudando uma linguagem para computador chamada BASIC, o Sr me chamou para mostrar algumas folhas impressas em Impressora Matricial com centenas de linhas numeradas. Logo estendeu a mão e me ofertou seu trabalho de meses. Disse-me que era um programa de Anamnese que já estavas usando no consultório. Guardei como uma relíquia que estudei um bom tempo. Foi assim que me apresentou à informática e me consolou naquele impulso de ser diferente dos outros, quando me recriminava por passar várias horas escrevendo programas em Basic e logo após em Dbase II, III e IV. Devíamos estar por volta de 1984, pois eu era doutorando na faculdade de Medicina, passando pelo Serviço de Obstetrícia. O Sr conquistara assim minha admiração e idolatria. Esses sentimentos só aumentaram enquanto saboreava seus conhecimentos de obstetrícia, sabiamente transmitidos durante o quinto e sexto ano de medicina e em minha Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital São Lucas de PUCRS em 85 e 86. Hoje me dou conta que foi nesse momento que elegi a Informática em Saúde como, no mínimo, meu Hobby. Lembro de ficar maravilhado ao descobrir que o Sr possuía um site, algo inédito na época, especialmente para um médico. Tudo isso me levava a apreender que o Sr estava muito à frente do seu tempo!
Minha história profissional recebia nova carga de energia quando ouvia seus ensinamentos sobre Obstetrícia, Vitalidade Fetal, sobre Psiquismo Fetal, Resposta Fetal ao Estímulo Auditivo. Muito mexeu com meu íntimo quando percebi que era possível criar um Método de Avaliação Fetal, fabricar Régua Obstétrica própria e até inventar Estimulador Auditivo Fetal cuidadosamente dimensionado para provocar uma resposta conhecida e mensurável no feto. Pesquisando e publicando cada resultado obtido. Enfrentando desafios científicos nacional e internacionalmente. Acho que cada uma dessas sementes foram semeadas e geraram frutos que me sustentam agora. Hoje me dou conta que foi ali que decidi dedicar grande parte de minha vida ao Diagnóstico Pré Natal e hoje me dedicar tanto à definida agora com Medicina Fetal!
Obrigado por tudo Prof. Dr. Nilo Luz!
Dr. Jorge Telles
Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Fetal (SOBRAMEF)
Diretor da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia (SBUS)
Uma resposta
Que emoção única, saber que o querido Dr. Nilo Luz, viveu até 92 anos. No final de 1984, e durante todo o período de gestação até 15 de outubro de 1985, quando nasceu minha filha, Rita fui paciente do Dr Nilo Luz. Moro em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Tive, nos anos anteriores a 1985, dois abortos. Fui então, por nove meses, ao consultório do dr Nilo. Fiz tratamento, tinha inflamação no útero, acho, e tomei por seis meses, antibiótico e, com a maravilhosa ajuda deste grande médico, ganhei minha única filha Rica. Que Deus dê a recompensa merecida a este inesquecível e muito humano médico. Serei grata para sempre.