Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Cuidados multidisciplinares são destaque em jornada de neonatologia na região central do estado

Evento foi promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) na cidade de Santa Maria
Com o objetivo de qualificar e integrar profissionais da especialidade foi realizada mais uma edição da Jornada Sul-Riograndense de Neonatologia. O evento ocorre anualmente nas cidades pólos de Universidades do RS, atraindo pediatras, neonatologistas e outras especialidades que tenham relação com a área.
– O auditório sempre lotado e os retornos recebidos atestaram o sucesso da Jornada de Neonatologia. Nesta edição da Jornada foram abordados temas relevantes e muito atuais para um atendimento de qualidade ao recém-nascido normal ou de risco, tanto na UTI Neonatal e Alojamento Conjunto, quanto no consultório após a alta hospitalar. Profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e fisioterapia estiveram presentes, pois a assistência ao recém-nascido é sempre multidisciplinar ” afirmou o presidente do Comitê de Neonatologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Ilson Enk.
A cerimônia de abertura incluiu a apresentação do Coral ILLUMINA, de Santa Maria, formado por crianças e adolescentes, que encantou todos os presentes em momento de grande emoção. A conferência inicial tratou do aporte precoce de proteínas e a prevenção da obesidade futura.
A XXII Jornada Sul-Rio-Grandense de Neonatologia e o VI Encontro Sul-Rio-Grandense de Enfermagem Neonatal aconteceu em Santa Maria, de 23 a 25 de agosto de 2018.
A programação ao longo da sexta-feira (24/08) abordou temas como Surfactante Pulmonar nos cuidados do Recém-nascido prematuro, leite materno e o uso de fórmulas em alojamento conjunto, icterícia neonatal precoce, resistência bacteriana e desafios para a nutrição dos prematuros. Ainda, aulas sobre distúrbios respiratórios, morbidades e testagens genéticas. A conferência sobre conhecimentos de Genética Médica para neonatologistas foi uma das inovações do evento científico.
No sábado (25/08), a grade contemplou cuidados multidisciplinares, infecção, encefalopatia hipoxico-isquêmica e hipotermia. De forma paralela, ocorreu conversa informal com especialistas sobre temas relevantes de enfermagem e fonoaudiologia na neonatologia, iniciativa também inédita da Jornada, festejada pelos participantes.
A Comissão Científica foi formada por Ilson Enk e Leandro Meirelles Nunes. A Comissão Científica Local, teve como integrantes Jeferson Leonel Filippi de Oliveira e Marinez Josefina Casarotto de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress