Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Utensílios de cozinha podem ser foco de bactérias e contaminar alimentos

As esponjas de lavar a louça devem ser trocadas regularmente, pois absorvem água, o que facilita a proliferação de bactérias. “Não é indicado o uso da lixeira sobre a pia, pois o lixo também é um foco para contaminação. Também é importante ficar atento aos principais pontos pelos quais os insetos podem penetrar na cozinha: janelas, ralos e portas. Vede os ralos e mantenha-os sempre limpos. Para as portas uma borracha de vedação pode ser bastante útil”, observa a nutricionista.

Ela aconselha que a geladeira seja limpa semanalmente, com um pano embebido com solução de água e vinagre. Segundo a nutricionista, ao contrário do que a grande maioria das pessoas faz, os ovos não devem ser guardados na porta do eletrodoméstico. “Apesar da geladeira dispor de compartimento para este fim, quando os ovos são armazenados desta forma, ficam sujeitos à ação de bactérias. Eles devem ser armazenados na parte inferior da geladeira”, esclarece. Outra dica é não guardar os alimentos em panelas na geladeira. “Todo alimento depois de manipulado deve ser armazenado sob refrigeração em recipientes plásticos ou de vidro”, orienta.

A nutricionista explica que uma medida valiosa para evitar a intoxicação alimentar é manter as mãos sempre lavadas, seja antes do preparo de alimento, na hora de manipular utensílios sujos, ou depois de mexer nos cabelos ou tocar em cestos de lixo. “Também não se deve lidar com quaisquer alimentos após a manipulação de alimentos crus, como as carnes, sem antes lavar novamente as mãos”, pondera.

Ainda quando o assunto é limpeza, é importante reservar um destino único para cada pano que for utilizado na cozinha. “O pano de chão nunca deve ser utilizado para limpar os pratos, o fogão ou a geladeira. Lave-os sempre separadamente, com água sanitária”, ressalta. Segundo a especialista, um erro comum é utilizar panos de prato para secar as mãos. Eles devem ser utilizados exclusivamente para limpeza dos pratos e utensílios em que os alimentos serão servidos.

Mas excesso de zelo nem sempre faz bem a saúde. “As carnes não devem ser lavadas antes de serem guardadas, pois tal procedimento aumenta o risco de contaminação, além de ocorrer perdas de nutrientes. E ovos crus só devem ser lavados minutos antes do consumo para que não ocorra perda de uma película protetora contra contaminações”, frisa Flávia.

Outras dicas:

Os legumes, verduras e frutas precisam estar livres de bactérias e larvas. Sendo assim, depois de lavar estes alimentos, deixe-os de molho em:

• Solução de água sanitária (também conhecida como solução clorada ou de hipoclorito de sódio): Misture uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e mergulhe o alimento nesta solução durante 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente
• Soluções industrializadas : Encontradas em supermercados, sacolões e feiras, constituem um preparado de hipoclorito de sódio que ajuda a higienizar os alimentos. Para usar o produto, devem-se seguir as instruções do fabricante.

Ovos devem ser lavados em água corrente e posteriormente devem ser colocados em uma solução de água com 10 gotas de hipoclorito por 20 minutos, enxaguando-os novamente. Caso contrário, na hora de quebrar a casca, ela mesma poderá contaminar a clara e a gema.

Na geladeira, organize os alimentos da seguinte forma:
• Alimentos prontos para o consumo ou que já foram cozidos: nas primeiras prateleiras, na parte de cima da geladeira
• Alimentos semi-prontos: nas prateleiras intermediárias da geladeira
• Alimentos crus: na parte de baixo da geladeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress