Semana do Médico 2011 ? Confira hoje palestra gratuita sobre memória na AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Semana do Médico 2011 ? Confira hoje palestra gratuita sobre memória na AMRIGS

Evento contará com a presença do neurocientista Iván Izquierdo

 

Integrando as atividades da Semana do Médico 2011, a AMRIGS promove nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, às 18h, a Palestra “Memória”. O evento, gratuito, contará com a presença do médico e neurocientista Iván Izquierdo, que é especialista nos mecanismos da memória e pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado e da doutora em memória histórica Zita Possamai, que tem experiência na área de História, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus.

Na palestra, que será realizada no auditório da entidade, os especialistas abordarão a relação entre Memória e História, particularmente atentando para a interação dessa relação com as instâncias do Espaço e do Tempo. O objetivo dos palestrantes é traçar uma visão panorâmica das discussões historiográficas em torno dessa questão, refletindo sobre o conceito de Memória, desde os primórdios dessa reflexão nas ciências sociais e na historiografia contemporânea, abordando questionamentos que têm sido mais recentemente propostos por filósofos, cientistas sociais e historiadores.

Entre os tópicos abordados, teremos “As características de construção da memória social por indivíduos e grupos sociais”, “As relações entre memória e esquecimento”, “Os usos e abusos de memória e de esquecimento”, “Os lugares de memória como sintoma de ausência de memória na modernidade” e “As relações entre memória, esquecimento e poder”.

Após as palestras, os espectadores terão a oportunidade de tirar suas dúvidas com os dois renomados profissionais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3014-2012. Inscrições podem ser feitas pelo site www.amrigs.org.br/semanadomedico.

 

Sobre os palestrantes:

Iván Izquierdo

Médico e cientista argentino naturalizado brasileiro. É pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado. Em 1973 se transferiu para o Brasil; primeiro para a UFRGS e dois anos depois para a Escola Paulista de Medicina. Retornou à UFRGS em 1978, com a incumbência de ajudar na criação da pós-graduação em Bioquímica e instalar a pesquisa nesse Departamento. Contribuiu para a formação de numerosos discípulos, que ocupam posições de destaque no Brasil, na Argentina e em outros países. Saiu da UFRGS em 2003 e passou a atuar na PUC-RS, onde é Professor Titular de Neurologia desde 2004 e coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro desta instituição. Desde 2003 vem trabalhando na descoberta do mecanismo de persistência da memória, tendo completado o mapa molecular da consolidação da memória.

Zita Possamai

Doutora em memória histórica foi servidora da Prefeitura de Porto Alegre, onde atuou como pesquisadora na Assessoria de Estudos e Pesquisas. Foi docente em vários cursos de pós-graduação Lato Sensu nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia. Foi docente do Centro Universitário Metodista IPA. Atualmente é professora adjunta da UFRGS, exercendo suas atividades no Curso de Museologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus. Autora e organizadora de artigos e livros sobre História de Porto Alegre, memória, patrimônio, museu. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, cidade, patrimônio, museu, cultura visual e fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress