Neste domingo, 5 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família de Comunidade. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso, este especialista, que tem como principal objetivo a prevenção, é um importante aliado da saúde pública, agilizando os atendimentos e evitando custos.
— Somos conhecidos como o ‘médico de cabeceira’, aquele que não quer saber apenas qual doença a pessoa apresenta, mas sim quem tem determinada doença. Por isso, precisamos levar em consideração características como idade, sexo e ambiente social, pontos que interferem na causa das doenças e no prognóstico adequado — explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso.
O médico de família e comunidade integra o atendimento com a família, orientando e oferecendo maior segurança em todos os sentidos, apoio psicológico, análise dos hábitos, além da orientação de medicamentos, dieta e exercícios. Apesar de pouco conhecido, este profissional atua em quase todo o Brasil, tanto na saúde privada, quanto na esfera pública, em postos de Saúde e na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família, do Ministério da Saúde.
De acordo com a pesquisa de Assistência Médico-Sanitária (AMS/2009), divulgada em 19 de novembro pelo IBGE a pedido do ministério, a Atenção Primária tem capacidade de resolver mais de 80% dos problemas de saúde, o que reforça ser esta a porta de acesso ao atendimento na rede pública.
— Em Países como Portugal, Canadá, Inglaterra, Cuba e Holanda, a MFC é vista como porta de acesso à saúde e no Brasil caminhamos para este reconhecimento — relata o presidente da SBMFC.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.