Setembro Verde: AMRIGS participa de Simpósio dedicado a conscientização da importância da doação de órgãos

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Setembro Verde: AMRIGS participa de Simpósio dedicado a conscientização da importância da doação de órgãos

Encontro organizado pela vereadora e psicóloga Tanise Sabino, teve o tema “Transforme Espera em Esperança”

O Simpósio Setembro Verde foi um marco na promoção da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro. O evento promovido pela Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral, presidida pela psicóloga e vereadora Tanise Sabino, em parceria com a ONG Via Vida e o Colégio Notarial, aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre e contou com a participação de autoridades do estado.

Representando a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), se fez presente o diretor Administrativo da entidade, Dr. Dirceu Rodrigues, um dos nomes citados durante as falas, também mencionando o Simpósio Setembro Amarelo, que ocorreu na última semana, dia 14 de setembro, na sede da AMRIGS.

“Eu acredito que essas duas datas, o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e o Setembro Verde, mês de incentivo a doação de órgãos, estão relacionadas. Quando falamos sobre esses temas, nós estamos falando sobre a vida, nós estamos falando sobre a valorização dessa vida e também sobre saúde mental”, disse a vereadora Tanise.

O projeto de lei que determinou a criação da data “Setembro Verde” no Rio Grande do Sul, com o objetivo de estimular a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, foi aprovado pela Assembleia Legislativa no ano de 2019.

Durante a abertura do simpósio, também foi destacada por Cezar Sulzbach, secretário adjunto de Saúde, a importância do anúncio antecipado aos familiares e amigos próximos:

“É fundamental essa questão da conscientização do doador e principalmente das famílias, pois a partir desta conscientização, do comprometimento e do reconhecimento dessa vontade, poderemos, como sociedade, evoluir.”

Também compuseram a mesa: João Pedro Lamana Paiva, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG); Lúcia Elbern, presidente da ONG Via Vida; Richard Dias, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração e Finanças; e Dr. Roberto Manfro, médico nefrologista e palestrante do evento.

Fonte e fotos: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress