Minuto Saúde AMRIGS no Menu POA tem como tema a prevenção do suicídio

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Minuto Saúde AMRIGS no Menu POA tem como tema a prevenção do suicídio

Evento realizado no Palácio do Comércio contou com falas do presidente da AMRIGS e de representante da APRS sobre a problemática.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou novamente do Menu POA, organizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), realizado no dia 19 de setembro. O tema desta edição foi “Centro Histórico Renovado: Avanços e Oportunidades”.

A AMRIGS desempenhou um papel fundamental na abertura do evento, apresentando o quadro “Minuto Saúde AMRIGS”. A convite do presidente, Dr. Gerson Junqueira Jr., a médica psiquiatra Berenice Rheinheimer, membro do Comitê de Prevenção do Suicídio da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS), subiu ao palco para discutir questões cruciais relacionadas à prevenção do suicídio e à saúde mental.

Durante a sua participação, a psiquiatra destacou a importância do Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio que visa combater esse problema de saúde pública. Em sua fala, enfatizou a preocupante estatística de que o estado do Rio Grande do Sul conta com a taxa mais alta de suicídio no Brasil, com uma média de 13,34 suicídios a cada 100 habitantes, e que essa taxa tem aumentado nos últimos anos. Em 2019, dos 1423 casos registrados, impressionantes 80% foram de homens.

Além disso, categorizou o suicídio como um fenômeno complexo:

“O suicídio é multifatorial. Não conseguimos considerar causas únicas, pois há múltiplas situações. Mas uma das mais importantes é que 95% dos casos de suicídio estão associados a doenças mentais. Então se a gente consegue fornecer tratamento para as pessoas que estão com sintomas, a gente consegue diminuir um grande número dos casos de suicídio”.

A AMRIGS reitera seu compromisso com a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio. A Associação continuará a colaborar com eventos e iniciativas que abordem essas questões críticas em nossa sociedade.

Fonte: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS
Fotos: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress