Evento alerta para os cuidados com a saúde masculina

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Evento alerta para os cuidados com a saúde masculina

Iniciativa da AMRIGS integrou programação institucional que orienta a população sobre a importância da prevenção de doenças
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens. No ano passado, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) projetava seis mil novos casos. O câncer de pele não melanoma, mais frequente no país, também tem alta incidência no estado e, em Porto Alegre, e é o primeiro mais incidente na população masculina. As patologias foram tema de palestra na quinta-feira (09/11), na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
– Sempre devemos reforçar a importância da prevenção mas, além disso, devemos selecionar os pacientes que efetivamente precisam ser tratados como os casos mais agressivos para evitar a sua evolução. Os demais costumam ter uma evolução branda e podem ter acompanhamento médico ” explicou o urologista Herbert Sauer.
O médico reforçou ainda que, em localidades que deixaram de fazer a procura pelo tumor de forma preventiva, foram registrados aumento de até 21% dos casos da doença. Sauer também apresentou dados de países que fazem o acompanhamento médico, conhecido como vigilância ativa, como a Suécia, onde 50% dos pacientes diagnosticados o fazem. No Brasil, ainda não existem números de amostragem, mas os casos de acompanhamento têm aumentado cada vez mais. 
A exposição sobre o câncer de pele foi ministrada pelo cirurgião oncológico Gerson Junqueira. Ele apresentou para a plateia as estatísticas de ocorrências da doença no estado, indicando o Rio Grande do Sul e Porto Alegre entre as maiores áreas de incidências e prevalências da doença. Além disso, destacou as ações que ocorrem no próximo mês, marcado pela campanha Dezembro Laranja.
– O carcinoma basocelular é o mais frequente, mas temos ainda o carcinoma espino celular e o melanoma, mais raro e agressivo. O tratamento passa sempre pela cirurgia e, quando diagnosticados precocemente e tratados de forma correta, há altas chances de cura em todos os tipos da patologia – explicou Junqueira.
Ainda sobre a temática do câncer de pele, a AMRIGS realiza na segunda-feira (04/12), outra edição do seu Ciclo de Palestras. A ocasião também contará com palestra sobre o comportamento suicida. A iniciativa faz parte da campanha institucional “Saúde preventiva: Pratique esta ideia!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress