Durante o mês de agosto, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) realizou mais uma edição do Ciclo de Palestras. O evento marcou as ações da campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”, intitulado neste mês como Agosto Verde.
O Dr. Luiz Carlos Correa da Silva, mentor do projeto Fumo Zero e médico associado da AMRIGS, foi o responsável por abordar o combate ao fumo.
– Existem tratamentos que podem ser usados para parar de fumar, mas o principal incentivo é a motivação e a força de vontade dos fumantes. Hoje já existe no nosso país um razoável controle do tabagismo através de políticas públicas e tratamentos muito eficazes. Isso possibilitou que tivéssemos queda de 35% para 11% de pessoas adultas fumantes nas últimas três décadas. Apesar de toda conquista, ainda são vinte milhões no Brasil ” afirmou Silva.
De acordo com o especialista, muitos jovens estão iniciando o vício, apesar de toda informação.
– O que ainda acontece é que há promoção de produtos do tabaco, e os jovens são expostos a isso. Então, quando falamos em tabagismo, temos que considerar as conexões, pois muitas vezes o jovem que fuma, bebe em conjunto, começando com esse ciclo ” enfatizou.
Dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. No dia 31, quinta-feira, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizará a palestra “Os efeitos do tabagismo na comunicação e alimentação”, às 10h, no Auditório do Pavilhão Pereira Filho (Av. Independência, 75). A atividade é gratuita.