Tratamento no SUS ajuda militar a superar câncer de mama

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Tratamento no SUS ajuda militar a superar câncer de mama

Aos 34 anos a policial militar Joyce Avelar recebeu o diagnóstico de câncer de mama. A notícia foi seguida de uma intensa busca pela sua recuperação, no Hospital Federal dos Servidores (HFSE). Em 2015 ela passou por duas cirurgias e sessões de quimioterapia. Hoje é acompanhada por uma equipe multidisciplinar e retomou a rotina doméstica e as atividades profissionais. Quando questionada sobre os planos para o futuro ela é taxativa: Estou sedenta por viver!
“Tudo que mais quero é aproveitar o dia, passando o maior tempo possível com a família e os amigos. Agora dou mais importância ao lazer. Antes eu vivia muito pra a casa e para o trabalho. Quando a gente toma um susto desses vê que até um café com uma amiga é importante… agora não perco uma oportunidade de estar com as pessoas que amo”.  
A descoberta do tumor foi feita por Joyce em um autoexame. Após a conclusão do diagnóstico, ela passou por uma mastectomia, com a retirada total do seio direito e do complexo areolo papilar (mamilo e aréola). No mesmo procedimento foi iniciada a reconstrução da mama, com a colocação de um expansor definitivo ” uma prótese vazia, revestida com gel de silicone, colocada no espaço deixado pela mastectomia.
O expansor tem uma válvula externa, que permite o preenchimento da prótese com soro fisiológico, por etapas, para que a pele ganhe elasticidade e fique do tamanho da mama saudável. As cirurgias foram realizadas em setembro e coordenadas pelo mastologista Eduardo Bruno Giordano e pela cirurgiã plástica Brunna Salvarezza, no HFSE. 
A segunda fase do tratamento de Joyce foi a quimioterapia, dividida em quatro sessões. Ela considerou as primeiras semanas a fase mais difícil: “não trabalhava, sentia muito cansaço e não conseguia fazer nada. Fiquei careca logo depois da primeira sessão e eu não queria ser muito vista. Na terceira semana eu estava bem para fazer coisas que não fossem muito cansativas. Nessa fase comecei a receber visitas em casa e a ir ao shopping para tirar a doença da cabeça”. 
                                                                      Joyce e equipe do Hospital Federal dos Servidores
A reconstrução da mama foi aguardada com muita ansiedade pela paciente e foi feita dois meses após a quimioterapia. A cirurgiã Brunna explicou o procedimento: “Retiramos pele da virilha para fazer a aréola e um pedaço do mamilo da mama saudável para reconstruir o outro. Para equilibrar o tamanho das mamas, colocamos uma prótese de silicone do lado saudável. Isso deu naturalidade, revela”. 
A médica destaca que a ideia de reconstruir a mama é fundamental para estimular o tratamento das pacientes: “Elas precisam de esperança para encarar a doença. Mesmo que a cirurgia não seja imediata, as mulheres entendem que esta fase sem a mama é passageira, desde que haja indicação de cirurgia”. O resultado foi comemorado por Joyce: “Superou completamente as minhas expectativas. Da pra ver que a médica fez com amor. Ficou perfeito, maravilhoso” – exclamou. 
ANO NOVO – Em julho deste ano Joyce retornou ao trabalho e começou a fazer atividades físicas leves. Iniciou a hormonioterapia para melhorar os resultados do tratamento, que terá duração de cinco a dez anos, com o acompanhamento clínico e a realização de mamografias anuais. O mastologista Eduardo Bruno reforça que neste período as pacientes devem evitar a gravidez, pois haveria a necessidade de parar o tratamento. 
A caminhada de Joyce para superação do câncer foi feita a dois. O companheirismo do marido Alexandre foi constante e destacado por toda a equipe médica do HFSE. “Ele a acompanhava em todas as consultas e procedimentos, incansavelmente”, lembra a cirurgiã Bruna. Joyce emocionou-se com esta dedicação: “Ele raspou minha cabeça, fez meus curativos e fez questão de cuidar de mim. Sempre que eu ficava para baixo, tentava pensar nessa dedicação”. Ela lembra que os amigos também foram essenciais em todo o processo. Comemorou o novo ano cercada por eles, em maio, com um aniversário temático, todos usavam lenços para homenageá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress