Noroeste gaúcho recebe Caravanas AMRIGS contra o Aedes aegypti

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Noroeste gaúcho recebe Caravanas AMRIGS contra o Aedes aegypti

A associação médica dos gaúchos reforça as ações públicas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Além do Aedes, as Caravanas vão debater temas como a gripe A H1N1 e a responsabilidade civil, criminal e ética do médico
Da próxima quarta-feira (27) até sábado (30), a Caravana AMRIGS, com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES), visitará oito cidades da região noroeste do Estado para reforçar as campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti. O principal objetivo é o de conscientizar as comunidades sobre a importância dos cuidados preventivos para o controle das doenças causadas pelo inseto.
As cidades atendidas serão: Carazinho (27); Sarandi, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen (28); Tenente Portela, Três de Maio e Santa Rosa (29) e Ijuí (30). As palestras sobre o Aedes e a gripe A H1N1 serão ministradas pelo médico Thiago Frank, especialista em Medicina de Família e Coordenador Estadual da Atenção Básica do RS. Em Santa Rosa, também será apresentada a palestra “Responsabilidade Civil, Criminal e Ética do Médico”, ministrada pelo diretor de Integração e coordenador das caravanas AMRIGS, o médico Bernardo Aguiar. A caravana do dia 30 de abril, em Ijuí, dará ênfase ao tema da gripe A H1N1. Estão programadas visitas às secretarias municipais da Saúde das cidades atendidas pelas caravanas.
A luta da AMRIGS contra o mosquito Aedes aegypti é reforçada pela parceria com órgãos públicos, como as secretarias da saúde do Estado e da Capital, reforça as ações de prevenção e combate ao vetor, desenvolvidas em todo o país, criando um ambiente de trabalho e enfrentamento ao problema de saúde pública. 
Segundo o presidente da AMRIGS, Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, embora o período de maior proliferação do mosquito, em nosso Estado, seja o verão, a larva do Aedes aegypti sobrevive ao inverno e é preciso manter os cuidados para combatê-lo. Além disso, Cantalice ressalta a importância de intensificar o alerta à população sobre o aumento dos riscos do contágio das doenças relacionadas ao inseto, como a provocada pelo Zika Vírus, que já tem sua relação comprovada com o aumento de casos de microcefalia no país. Nas 12 primeiras semanas deste ano, o RS notificou 230 casos suspeitos de febre pelo Zika, 11 confirmados e, desses, três autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram o vírus no próprio Estado.
“Esse problema é de todos nós e a AMRIGS está engajada no combate ao Aedes. E para evitarmos que diferentes epidemias das doenças causadas pelo mosquito ocorram é preciso que a sociedade se conscientize sobre a importância de manter limpos os locais que podem servir como criatório do inseto, como o quintal das casas. Isso já reduz as chances de nascimento, crescimento e desenvolvimento da larva”. 
As Caravanas AMRIGS levarão às cidades visitadas o mais novo projeto da Associação Médica do RS: “SAÚDE PREVENTIVA: Pratique essa Ideia!”, apoiado na educação e na prevenção, com o objetivo de promover o conhecimento sobre a medicina preventiva e levá-lo à sociedade gaúcha.  A iniciativa incentiva medidas e ações de saúde voltadas para a prevenção de doenças ou seu agravamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress