Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde realizam pesquisa inédita no Brasil sobre o HPV

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde realizam pesquisa inédita no Brasil sobre o HPV

Estimar a prevalência do Papilomavírus Humano (HPV) e identificar fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à ocorrência da doença. Este é objetivo do “Estudo de prevalência do papilomavirus no Brasil: Pop-Brasil” que será lançado nesta sexta-feira (18), no Hospital Moinhos de Vento. A pesquisa, que será desenvolvida durante o biênio 2016-2017, incluirá cerca de 7.500 pessoas, com idades entre 16 e 25 anos, de ambos os sexos, em todas as capitais. O HPV é causador do câncer de colo de útero, terceiro tumor que mais mata mulheres no Brasil. A cada ano, 15 mil novos casos são identificados e 5 mil mulheres morrem.
Segundo a Coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, o estudo também contribuirá com as ações de saúde pública estabelecida pelo Ministério da Saúde no aprimoramento das políticas de prevenção e promoção da saúde. “Poderemos avaliar o impacto da vacinação realizada no país desde 2014, avaliar a necessidade de se estabelecer novas prioridades, como incluir outros grupos populacionais, visando à ampliação da oferta e o acesso às ações e serviços de saúde”, salienta. Atualmente, existem estudos de prevalência de infecção, mas não abrangem o território nacional e não apresentam metodologia uniforme para avaliar a prevalência e os tipos mais frequentes do vírus.
Segundo a Médica epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento e coordenadora do estudo POP-Brasil, Eliana Wendland, até o momento não se sabe exatamente o número de pessoas que apresentam o vírus. “Esse levantamento também será importante para acompanhar o percentual de positividade e o seu decréscimo após a vacinação contra a doença”, destaca.
O Diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, diz que a expectativa é de que o levantamento contribua para a ampliação do conhecimento a respeito das variáveis que serão contempladas neste projeto de pesquisa, tais como sexo, faixa etária, fatores demográficos, socioeconômicos, comportamentais e regionais associados à infecção pelo HPV e seus tipos virais.
O Escritório de Projetos de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento atua em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A integração entre a Instituição gaúcha e o Ministério da Saúde permite o desenvolvimento de projetos nas áreas de gestão, educação, assistência e pesquisa. Este ano, o Hospital investirá aproximadamente R$ 70 milhões em projetos em parceria com o Ministério da Saúde.
Serviço
O quê: Lançamento do Estudo de prevalência do papilomavírus no Brasil: Pop-Brasil
Quando: 18 de março, às 12h
Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Ramiro Barcelos, 910 ” 4° andar, bloco C) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress