RS assume liderança nacional dos laboratórios farmacêuticos oficiais

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

RS assume liderança nacional dos laboratórios farmacêuticos oficiais

O diretor do Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do sul (Lafergs), Paulo Mayorga, é o novo presidente da (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob). Além do representante do Rio Grande do Sul, colegiado é também constituido por cinco vices-presidentes, todos eleitos para o biênio 2016 e 2017. São eles: o presidente do Lafepe, José Fernando Uchôa (Pernambuco), a presidente do Iquego, Andrea Vecci (Goiás), o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias  (Bahia), o Diretor do Lifesa, Maurício Neves (Paraíba) e o diretor de BioManguinhos, Artur Couto (Rio de Janeiro).
Dentre as diretrizes apresentadas o novo presidente destacou a proposição de fortalecer a política institucional e estimular às atividades técnico-científicas, além de postura mais proativa frente à Anvisa e Ministério da Saúde, afirmando compromisso com relação à defesa dos laboratórios oficiais e de seu papel estratégico diante das políticas de saúde e de desenvolvimento sócio-econômico.
Para Mayorga, neste contexto, a relevância dos produtores públicos torna-se evidente, mas os desafios para o cumprimento de sua missão não são poucos. Por isso aponta a necessidade de inovar, não apenas na tecnologia, mas também através de novos modelos de gestão e de um posicionamento executivo e estratégico no mercado nacional, especialmente na busca de uma maior competitividade e em prol do atendimento de demandas na assistência farmacêutica e demais componentes do processo de atenção à saúde.
A missão da Alfob está muito ligada ao fortalecimento do conjunto dos laboratórios oficiais e a valorização da rede de produtores públicos na formulação e implantação de políticas públicas, em especial na saúde e no desenvolvimento sócio-econômico, promovendo o acesso a tecnologias estratégicas para o sistema de saúde e contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento regional.
Para cumprir esta missão, a visão predominante é a de tornar a Alfob de fato uma instituição de referência no aprimoramento das políticas do complexo industrial da saúde, adotando postura pró-ativa e resgatando a capacidade de interlocução e de proposição perante o Ministério da Saúde e os demais atores envolvidos, sejam eles do campo governamental, empresarial ou científico.
A Alfob conta hoje com 21 laboratórios associados e possui representação formal junto ao Ministério da Saúde e perante o grupo gestor do complexo industrial da saúde. A eleição ocorreu, em Brasília, dia 7, deu posse imediata ao novo colegiado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress