Fórum do DU AMRIGS aborda educação, graduação e residência médica

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Fórum do DU AMRIGS aborda educação, graduação e residência médica

Na noite desta quinta-feira, 19 de novembro, o Departamento Universitário da AMRIGS promoveu, na sede da Associação Médica, o I Fórum Médico Acadêmico, em parceria com a Associação dos Estudantes de Medicina do Rio Grande do Sul (AEMED-RS) e a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR). 
O palestrante do painel de abertura, “Panorama da Educação Médica no Brasil”, foi o vice-presidente da AEMED-RS e do Núcleo Acadêmico do SIMERS, Vinícius de Souza. Em sua fala, abordou a criação de novas faculdades de medicina no país e as condições existentes para que elas se mantenham, além de expor itens para funcionamento dos cursos da área. 
A residência médica no Brasil foi tema da palestra de Arthur Danila, presidente da ANMR. O Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (PROVAB) foi um dos pontos do debate, em que Dr. Arthur trouxe os critérios de seleção e como funciona a entrada na residência médica relacionando com o Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica, lançado pela ANMR em agosto de 2015. Entre as causas para a criação do movimento estão as transformações que comprometem a qualidade da residência médica após a promulgação da Lei dos Mais Médicos nº 12.871 de 2013. 
Participaram da mesa redonda de encerramento, o vice-presidente e diretor científico da AMRIGS, Dr. Jair Escobar, os convidados prévios Vínicius de Souza e Arthur Danila, e o presidente do DU AMRIGS, Vitor Feuser da Rosa. Vinícius e Arthur fizeram apenas um breve encerramento de suas falas anteriores. Entre os assuntos tratados pelo Dr. Jair está o projeto de lei aprovado na Comissão de Ensino por unanimidade em que o título obrigatório nos diplomas médicos será “médico” e não mais “bacharel em medicina”. “Não há posicionamento político de Estado a respeito da atividade médica”, manifesta Dr. Jair. Além disso, ele também apresentou atualizações sobre o decreto do Programa Mais Médicos, o Mais Especialistas, em que o cadastro nacional de residência médica será definido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Nacional de Residência Médica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress