Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Cenários da Saúde Suplementar são discutidos em fórum gaúcho

A relação entre médicos e planos de saúde, orçamento público, SUS, cenário atual e perspectivas da saúde suplementar, CBHPM, negociação e perspectivas dos honorários médicos. Esses e outros assuntos foram discutidos nesta sexta-feira, durante o I Fórum Gaúcho de Saúde Suplementar, promovido pela Comissão Estadual de Honorários Médicos do Rio Grande do Sul (CEHM-RS). O evento, realizado no auditório da AMRIGS, contou com a participação de palestrantes nacionais que atuam diretamente na área da saúde, como o médico e deputado federal Luiz Henrique Mandetta, o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), José Carlos Abrahão, e o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso.
A mesa de abertura foi composta pelos dirigentes das entidades médicas que compõem a CEHM-RS: AMRIGS, CREMERS e SIMERS. A vice-presidente do SIMERS, Dra. Maria Rita de Assis Brasil, falou sobre a importância do evento e da necessidade de ampliar o debate sobre a saúde suplementar. Na sequência, o presidente do CREMERS, Dr. Rogério Rogério Wolf de Aguiar, explanou sobre o caminho histórico, percorrido por este segmento de saúde, até sua consolidação. O anfitrião da Casa, o presidente da AMRIGS, Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto, deu as boas-vindas aos participantes e deliberou a implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), por diferentes operadoras de saúde.
O presidente da AMB, Florentino Cardoso, abriu o primeiro painel, em que discutiu os diferentes modelos de atenção à saúde no país. Ele aposta que no futuro mais pessoas irão aderir à saúde suplementar, devido à falência do Sistema Único de Saúde. Segundo aponta, o SUS está sendo mal gerido e subfinanciado. “O objetivo é induzir, cada vez mais, a uma mudança de gestão do cuidado e do comportamento dos atores envolvidos no setor de saúde suplementar, em busca de uma melhor assistência e atenção aos atuais e futuros beneficiários”, afirmou.   
O diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, destacou a importância da realização de atividades que permitam estreitar relacionamentos e a troca de experiências para viabilizar alternativas de crescimento e desenvolvimento do setor de saúde suplementar, diante de uma sociedade cada vez mais engajada e empoderada de seus direitos. “Temos procurado induzir sempre a discussão e o aperfeiçoamento do acesso à saúde suplementar com qualidade, segurança e com sustentabilidade, não só econômica, mas também sustentabilidade assistencial”, afirmou Abrahão.  A ANS é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. 
O evento também contou com a presença do presidente do IPERGS, José Parode, do ex-deputado federal e conselheiro da AMRIGS, Dr. Germano Bonow e dirigentes da Unimed Nordeste.
Todas as apresentações dos palestrantes do fórum estão disponíveis no site da CEHM-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress