A 7ª Conferência Estadual de Saúde será realizada entre esta sexta-feira (18) e domingo (20) em Porto Alegre. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o evento reunirá cerca de 2.500 pessoas, entre delegados eleitos nas etapas municipais, com direito a voz e voto, e convidados com direito a voz.
A solenidade de abertura ocorrerá às 9h30 no Auditório Auraújo Vianna. Antes disto, a partir das 8h, haverá o credenciamento dos participantes. Às 10h acontecerá a plenária de abertura para aprovação do Regulamento da Conferência.
No primeiro dia haverá três mesas de debates. A primeira, sobre Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Modelos de Atenção à Saúde, será às 11h, a cargo do professor e médico sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos, atual presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
A segunda mesa, sobre Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, inicia às 14h e contará com a participação da presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), Célia Chaves. O debate conta também com Conceição Rezende (psicóloga, especialista em saúde pública e direito sanitário, de Minas Gerais) e Maria Valéria Correa (diretora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas).
A terceira e última mesa, Financiamento, Trabalho e Participação Social no SUS, terá a presença do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, além do vice-presidente do CES/RS, Cláudio Augustin, bem como Adriano Massuda, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Discussões de propostas em grupos
O sábado será dedicado ao debate e votação das diretrizes e propostas do relatório consolidado das etapas municipais. Estes grupos estarão divididos em quatro escolas: Júlio de Castilhos, Ane Franck, Leopolda Barnewitz e Protásio Alves.
Domingo, no auditório Araújo Vianna, às 9h, será feita a eleição dos delegados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília, de 1º a 4 de dezembro. A plenária final será a partir das 10h para aprovação do relatório final, moções, eleição das diretrizes e propostas para a 15ª Conferência Nacional e homologação dos delegados para a etapa nacional.