Hospital em Pelotas traz atendimento diferenciado a portadores de diabetes e hipertensão

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Hospital em Pelotas traz atendimento diferenciado a portadores de diabetes e hipertensão

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de inaugurar um setor especializado no atendimento de pacientes portadores de diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. Depois de 15 anos em busca da qualificação do atendimento aos pacientes com doenças crônicas, foi inaugurado o Centro de Diabetes e Hipertensão da Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel.
A superintendente do Hospital Escola UFPel, Julieta Fripp, ressaltou a importância do Centro para a assistência, o ensino e a pesquisa desenvolvida na unidade. A chegada dos novos funcionários da Ebserh nos próximos meses proporcionará ao Centro funcionar com sua plena capacidade.
O espaço tem 11 consultórios médicos, odontológicos, salas para exames, locais para áreas da enfermagem e nutrição e ambiente para abrigar hospital-dia para atendimento de quadros como hiperglicemia e pico hipertensivo. Segundo a diretora da Famed, Vera Silveira, a ideia é tornar o local uma unidade de referência para os pacientes da rede pública de saúde da região.
Vera explica que os pacientes com diabetes e hipertensão têm diversas complicações ocasionadas pelo seu quadro de saúde. Por essa razão, o Centro foi concebido, de maneira a proporcionar a integração das áreas médica, odontológica e nutricional, por exemplo.
Eliedes Ribeiro, diretora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que a inauguração do Centro de Diabetes e Hipertensão é um grande avanço na qualificação da assistência a esses pacientes. Um dos principais ganhos destacados pela diretora é a possibilidade de redução das sequelas que podem vir a acontecer com os pacientes, especialmente os diabéticos, como as amputações e a cegueira.
“Este era um serviço há muito esperado”, conta Eliedes. De acordo com a diretora de Ações em Saúde, a região tem um contingente de 30 mil portadores de diabetes e hipertensão. A diretora da Famed lembrou que o Centro ajudará a desafogar o atendimento do Pronto Socorro de Pelotas, uma vez que os pacientes que tiverem complicações decorrentes dessas doenças poderão ser encaminhados diretamente ao Centro.
A cerimônia de descerramento da placa de inauguração contou com a presença do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e da vice-reitora, Denise Gigante. O reitor destacou as últimas conquistas obtidas como as reformas nos ambulatórios localizados junto ao Campus da Saúde e o impacto na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress