Diretores do Ministério da Saúde estarão em Porto Alegre nesta quinta-feira, 3, quando participam de seminário no intuito de aprofundar a discussão para ampliar vagas de residência em Medicina de Família e Comunidade na Capital. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e terá início às 14h, no auditório do Edel Trade Center (Avenida Loureiro da Silva, 2001).
Conforme o secretário Fernando Ritter, que estará na abertura do evento, outro objetivo é iniciar o debate para estruturar o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Serviço (Coapes), nova exigência do ministério, no sentido de aprimorar a relação entre os serviços de saúde do município e as instituições de ensino. “Porto Alegre tem se destacado no cenário nacional por priorizar o debate junto às universidades, buscando qualificar os processos de formação e educação permanentes voltados a profissionais do Sistema Único de Saúde”, afirma Ritter.
Participam do debate o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação de Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde (Depreps) e coordenador nacional do Mais Médicos, Felipe Proenço, e o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), Alexandre Medeiros. O público-alvo são professores coordenadores dos cursos de graduação nas universidades que possuem formação na área da saúde, com estágios na rede municipal, e instituições com Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade.