Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Irlanda é tema do Clube de Viagem

Ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 26 de agosto, na AMRIGS, mais uma edição do Clube de Viagem. O tema foi “Um passeio pela Irlanda”. O palestrante convidado foi o Dr. Dirceu Rodrigues, atual Presidente da Associação Médica. O evento contou também com a participação de Lucas Rodrigues de Souza, neto do Dr. Dirceu, e sua noiva, Sabrina Link Costa. Ambos moraram por cerca de nove meses em Dublin, capital da Irlanda. 
Dr. Dirceu iniciou sua palestra explicando a origem da fala no local, onde há dois tipos de língua: o inglês e o gaélico, conhecido também por gaélico irlandês. Dr. Dirceu e sua esposa, dona Inês Rodrigues, foram até a Irlanda passar o Natal com a família, pois os netos estavam em intercâmbio no período. 
Um momento de maior descontração na palestra foi a apresentação de figuras públicas internacionais que são irlandesas, como o ator Pierce Brosnan, os grupos The Cranberries e U2, os cantores Damien Rice e Enya, entre outros. 
Algumas curiosidades explanadas pelo Dr. Dirceu, Lucas e Sabrina, são de que os irlandeses consomem um alto nível de álcool. Além disso, deram destaque para a Trinity College, a universidade mais antiga da Irlanda, juntamente com The Book of Kells, o livro mais antigo do local. Atualmente, ele está exposto na biblioteca da Trinity College, onde foi filmada, inclusive, uma cena de um dos filmes da saga Harry Potter. 
Várias opções de travessias pela Europa foram apresentadas pelo Presidente da AMRIGS. A família não percorreu somente a Irlanda. Foram também para outros países como França e Inglaterra. O clima predominante no local é cinzento, o que personifica muito o humor dos irlandeses, que são de certa forma, mais tristes e cabisbaixos. “Quando você pergunta a eles “Como vai você””, eles respondem: “Não tão mal””. Outro detalhe importante é de que a Irlanda pode ficar sob temperaturas negativas, mas não neva, em função da maritimidade. 
Os pubs são muito famosos na região. O Sean”s Bar (o mais antigo da Irlanda) e o Temple Bar foram alguns dos visitados pela família Rodrigues. “Todos os pubs são incrivelmente lotados”, afirma Dr. Dirceu. A Guinness Storehouse também foi ponto turístico dos brasileiros. Os palestrantes contam que foi a partir de Arthur Guinness, dono/fundador da Storehouse, que surgiu o Guinness Book of Records, o Livro dos Recordes. Segundo eles, o Sr. Guinness era muito curioso. E foi a partir dessa curiosidade, de tentar descobrir quem era a pessoa mais alta no local, a pessoa mais rápida, que o livro surgiu. Por fim, ao serem perguntados pelo público sobre as grandes produções irlandesas, Dr. Dirceu, Lucas e Sabrina destacaram a cerveja, e além dela, a tecnologia, além de elogiar os baixos preços para o consumo local. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress