Categoria:

Compartilhar:

publicada em

FENAM reune médicos de todo o país em São Paulo

Entidade que representa os 330 mil médicos em atividade no Brasil realiza congresso para discutir temas como a qualidade da formação médica, o trabalho médico no SUS e a implantação da carreira de estado, semelhante à carreira de juizes e promotores

O Médico e a Realidade Brasileira é o tema do Congresso Médico da Federação Nacional dos Médicos, que acontece nesta sexta e sábado, dias 18 e 19, no Hotel Caesar Business Paulista, em São Paulo capital. No congresso, além de debater os temas mais relevantes para o movimento médico brasileiro, a Federação elege sua diretoria para o biênio 2010/2012.
 
Como ocorre tradicionalmente, a eleição da diretoria da FENAM acontece no último dia do evento (19/06). De acordo com o estatuto da entidade, na próxima gestão o presidente será oriundo da FENAM Regional São Paulo.

Formação

Formação médica, escolas de medicina, residência médica e revalidação de diplomas e títulos de especialistas estão entre os assuntos debatidos no evento, que inclui ainda na sua programação temas como mercado de trabalho e remuneração, Plano de Carreiras, Cargos e Vencimento (PCCV), carreira de estado e trabalho médico na saúde suplementar.

O trabalho médico no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa de Saúde da Família e Comunidade, alternativas de remuneração e contrato de gestão também são subtemas do Congresso Médico da FENAM, assim como o portal da FENAM Web 2.0 e a planilha SUS/FENAM.

No dia 19, antes da eleição que escolherá os novos dirigentes da Federação Nacional dos Médicos, representantes de sindicatos médicos de todo o país debatem ainda temas como políticas de saúde e relação com a sociedade, financiamento e gestão do SUS e a relação dos médicos com a sociedade.

Avaliação

O Congresso Médico da FENAM é classificado pela diretoria da entidade como um grande momento de avaliação e definição das diretrizes e ações que serão desenvolvidas nos próximos dois anos em favor do médico brasileiro, que, nos últimos anos vem sofrendo um processo de desvalorização, por conta, principalmente, da baixa remuneração e falta de condições de trabalho.

O secretário geral da FENAM, Mário Fernando Lins, ressaltou a importância do congresso para os médicos de todo o país. “Vamos nos focar na realidade brasileira, a partir da ótica dos médicos, e isso realmente é relevante, já que é nesse congresso que iremos e traçar todas as estratégias que servirão de embasamento para as ações que a FENAM vai desenvolver em prol dos médicos brasileiros nos próximos anos. Essas ações, evidentemente, terão como foco o paciente, a medicina como um todo e a população brasileira no que diz respeito ao financiamento adequado para o SUS, melhores condições de trabalho para os médicos, e uma carreira nacional para a categoria, ou seja, uma carreira de estado que venha realmente atender aqueles municípios onde há dificuldade para o médico. A carreira de estado é uma das maiores bandeiras de luta da FENAM e vamos também nosn concentrar nisso”, acentuou o secretário.

Mário Lins acrescentou que existem cerca de mil municípios no país sem médicos, mas isso não significa que não haja número suficiente de médicos no Brasil. “Esse problema ocorre porque não há condições de trabalho e nem remuneração suficiente que possam fixar o médicos nessas cidades ou atrativos que sejam de interesse do médico no que diz respeito à sua qualidade de vida. Ele precisa não somente ter condições de estudar, mas também de se manter no seu local de trabalho. Com as facilidades hoje da internet, da telemedicina, isso é possível, mas desde que se dê condições para que ele atue nos locais mais distantes”, finalizou o dirigente da FENAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress