2ª Edição da Caminhada Janeiro Branco pede atenção à saúde mental

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

2ª Edição da Caminhada Janeiro Branco pede atenção à saúde mental

Domingo ensolorado reuniu centenas de pessoas em um ato de mobilização no Parque da Redenção que contou com o apoio da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)

Conversar sobre a saúde mental e abrir-se para o diálogo e para construção de ações que ajudam a dar mais qualidade de vida para as pessoas. Com esse astral, ocorreu no domingo (08/01) pela manhã a 2ª Edição da Caminhada Janeiro Branco. A temática desse ano “O mundo pede saúde mental” fez um apelo para que as pessoas prestem atenção ao tema que sempre foi importante, mas ganhou ainda mais relevância no cenário da pandemia.

“Apoiamos essa importantíssima causa de saúde. O Janeiro Branco, no primeiro mês do ano, não é ao acaso. É um período de reflexão em que repensamos nossa vida e nossa existência. Por isso, estamos aqui para ajudar a conscientizar a população e os governantes sobre a importância da saúde mental na nossa vida”, afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Em sua fala, o presidente da AMRIGS lembrou, também, que ligado ao tema, estão pautas relevantes como o abuso de drogas, a prevenção do suicídio e a regulação de leitos em saúde mental.

O vice-presidente da AMRIGS, Paulo Morassutti, salientou a importância da mobilização. 

“A saúde mental nos permite lidarmos com emoções sejam elas positivas ou negativas. Para a AMRIGS é fundamental apoiar esta iniciativa. É um momento de reflexão e desejamos que, cada um, possa trabalhar internamente estratégias que possibilitem o seu equilíbrio mental indispensável para o convívio social e para a autoestima”, disse.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, participou do ato e salientou a importância do tema.

“Queremos, antes de mais nada, parabenizar a AMRIGS, que é uma grande parceira da cidade. O caminho em todas as áreas é a conscientização. Precisamos cuidar do corpo, da mente e de si próprio. A pandemia trouxe problemas econômicos, sim, mas também deixou muitas pessoas com problemas na saúde mental. O despertar é janeiro, mas o cuidado deve seguir o ano todo. É assim que faremos uma vida melhor e uma cidade melhor”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

A concentração ocorreu no Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. Do local, o grupo saiu por volta das 10h em caminhada até a avenida Osvaldo Aranha. No caminho, os voluntários conversaram com a população sobre a importância de observar e cuidar da saúde mental.

“Além de fortalecer a rede de saúde mental contamos com pontos específicos de atendimento à população. É preciso conseguir que a população cada vez mais se conscientize e nós, que somos do governo, possamos estrutura os serviços para essa finalidade” explicou o secretário adjunto da Saúde de Porto Alegre, Richard Dias.

A II Caminhada do Janeiro Branco, mês de promoção a saúde mental, foi promovida pelo Gabinete da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino em parceria com o Gabinete do Deputado Elizandro Sabino.

Serviço

A cidade de Porto Alegre conta com dois pontos de atendimento de urgência e emergência em saúde mental:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS)
R. Prof. Manoel Lobato, 151 (atendimento 24 horas).

Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI – R. Três de Abril, 90 – Passo d’Areia (Atendimento 24 horas).

Outras informações podem ser obtidas no site da prefeitura no link https://bit.ly/3WWZTqb ou através do telefone 156.

Fotos: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress